Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9093
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DelaniMarceledaCruzPereiradeSouza.pdf546,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Os desafios do gestor escolar para garantir as aprendizagens na escola organizada em ciclos : um estudo de caso
Autor(es): Souza, Delani Marcele da Cruz Pereira de
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestor escolar
Aprendizagem
Escola em ciclos
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: SOUZA, Delani Marcele da Cruz Pereira de. Os desafios do gestor escolar para garantir as aprendizagens na escola organizada em ciclos: um estudo de caso. 2014. 43 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar quais são os desafios do gestor escolar para garantir as aprendizagens na escola organizada em ciclos e como específicos analisar como a escola em ciclos é organizada; apontar o papel do gestor escolar na escola organizada em ciclos; e, averiguar os principais desafios do gestor escolar para garantir as aprendizagens na escola organizada em ciclos. Buscou-se o pensamento dos autores sobre a importância da escola organizada em ciclos para a educação atual. De acordo com os autores pesquisados: Aguiar (2009), Alavarse (2009), Barretto e Sousa (2005), Freitas (2004), Gomes (2005), Mainardes (2006, 2007), Miranda (2009), Sella (2007), Villas Boas (2010, 2012), entre outros, a educação voltada para a reprovação não condiz mais com a educação necessária para a formação dos educandos. Na metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram a diretora, a vice-diretora e a supervisora de uma Escola Classe de Ceilândia (DF). O instrumento utilizado para a pesquisa foi a entrevista estruturada; a análise foi realizada a partir das respostas dadas às perguntas com análise de conteúdos. Concluiu-se que a escola terá mais a oferecer aos alunos no que diz respeito à qualidade daquilo que aprende em detrimento da quantidade que deveria aprender. Como a escola organizada em ciclos visa a qualidade do que o aluno aprendeu, ela está mais de acordo com a realidade educativa que está sendo vivenciada no momento.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons