Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9096
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RegianeMariaCancadodeAlcantaraAraripe.pdf485,76 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O projeto político pedagógico enquanto facilitador da aprendizagem e gestão democrática do CEF 01 da Estrutural-DF
Autor(es): Araripe, Regiane Maria Cançado de Alcântara
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Projeto político-pedagógico
Gestão escolar democrática
Professores - aprendizagem
Desenvolvimento de pessoas
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: ARARIPE, Regiane Maria Cançado de Alcântara. O projeto político pedagógico enquanto facilitador da aprendizagem e gestão democrática do CEF 01 da Estrutural-DF. 2014. 55 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente estudo de caso averigua se há ocorrência de aprendizagem nos membros do Centro de Ensino Fundamental 01 da Estrutural – DF, por meio do desenvolvimento e aplicação do seu Projeto Político Pedagógico, valendo-se de duas áreas distintas do conhecimento: administração e pedagogia, nas ramificações da gestão de pessoas e da pedagogia empresarial. A escola é um ambiente sólido de aprendizagens, sendo que estas não devem ser restritas aos alunos, mas se consolidarem antes nos docentes, por meio da socialização de problemas e busca de soluções coletivas, compartilhamento de saberes e aquisição de novos conhecimentos, gerando capital intelectual nos indivíduos desse grupo, para que a aprendizagem da organização seja efetivada. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study analyses if there is an occurrence of learning in the members of Centro de Ensino Fundamental 01 da Estrutural – DF, through the development and implementation of its Educational Policy Projects, using two distinct areas of knowledge: management and pedagogy ind the subdivisions of human resource management and entrepreneurship pedagogy. The school is a solid learning environment, which should not be restricted to students, but consolidated before among teachers, through socialization of problems and searching for collective solutions, knowledge sharing and new knowledge acquisition, which generates intellectual capital in the individuals of this group, so that the learning in the organization is achieved.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons