Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9100
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarlaTerezaPessoaDaRochaDantas.pdf288,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A opinião discente sobre a avaliação da aprendizagem no ambiente virtual moodle do curso de mestrado profissional da UnB / PPGE / FE
Autor(es): Dantas, Carla Tereza Pessoa da Rocha
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Coorientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Processo educativo
Aprendizagem - avaliação
Educação à distância
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: DANTAS, Carla Tereza Pessoa da Rocha. A opinião discente sobre a avaliação da aprendizagem no ambiente virtual moodle do curso de mestrado profissional da UnB / PPGE / FE. 2014. 35 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A pesquisa em questão foi realizada no curso de Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Brasília – UnB. Como existem muitas questões a serem resolvidas, trabalhar um Design Didático que tenha uma característica formativa e objetivo de promover interfaces que trabalhem a questão da interação entre aluno-aluno, aluno-gestão, gestão-professor e aluno-professor para assim obter um ambiente virtual de ensino e aprendizagem mais produtivo e motivador seria o ideal. Mas, antes de tudo, foi necessário saber como o principal componente do processo de ensino-aprendizagem, o aluno, vê a sua avaliação de aprendizagem. Logo, promover uma atividade de reflexão sobre sua visão de aprendizagem seria o passo inicial, pois poderíamos nos utilizar desta reflexão, comparar com o que está sendo oferecido no ambiente virtual Moodle e possivelmente sugerir mudanças na forma de avaliar a aprendizagem sempre tendo como base a interação, a colaboração e a motivação para a construção eficaz de um processo de aprendizagem. Esta reflexão nos levou a seguinte pergunta: Será que o que os alunos desejam como avaliação de aprendizagem está de acordo com o que está sendo disponibilizado no ambiente Moodle? Concluímos com os dados que a avaliação da aprendizagem que os alunos desejam não está de acordo com o que está sendo disponibilizado no ambiente virtual Moodle do curso. Pois, consiste em uma avaliação de aprendizado que não proporciona a interatividade e muito menos a interação entre os participantes do processo de ensino-aprendizagem. É uma avaliação passiva, isolada, individual e sem trocas sociais. Então disponibilizar instrumentos de avaliação que levem em consideração a colaboração, a motivação e a interatividade e consequentemente a interação entre os participantes seria uma sugestão de grande valia para proporcionar a construção eficaz de um processo de aprendizagem. Tornando assim um ambiente virtual de aprendizado mais motivante e colaborativo no qual a sua equipe seja interdisciplinar e desempenhe a sua gestão democrática tendo como base a comunicação. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research project was conducted in the course of Professional Masters in Education from the University of Brasilia - UNB. As there are many issues to be resolved, work a Didactic Design that has a formative purpose of promoting and feature interfaces that work the issue of interaction between student-student, student-managed, managed-teacher and student-teacher in order to obtain a virtual environment education and more productive and motivating learning would be ideal. But above all, it was necessary to know how the main component of the teaching-learning process, the student sees his assessment of learning. Thus, promoting an activity of reflection on their vision of learning would be the first step, because we could use in this reflection, compare with what is being offered in the virtual environment Moodle and possibly suggest changes in how we evaluate learning always based on the interaction, collaboration and motivation for effective construction of a learning process. This reflection led us to the following question: Is what students want as learning assessment is in line with what is available on the Moodle environment? We conclude with the data that the assessment of learning that students want is not in accordance with what is presented in the virtual environment Moodle course. Therefore consists of a review of learning that does not provide much less interactivity and interaction among participants in the teaching-learning process. It is a passive, isolated, individual and social exchanges without review. Then provide assessment tools that take into account the collaboration, motivation and interactivity and consequently the interaction between the participants would be a suggestion of great value to provide effective construction of a learning process. Thus making it a more motivating and collaborative virtual learning environment in which your team is interdisciplinary and perform its democratic management based on communication.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons