Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ThaysFerreiraSoares.pdf264,76 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima, Erisevelton Silva-
dc.contributor.authorSoares, Thays Ferreira-
dc.identifier.citationSOARES, Thays Ferreira. Um estudo de caso sobre a escola organizada em ciclos e a recepção da equipe escolar ao novo sistema: potencialidades e fragilidades. 2014. 35 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo geral avaliar as contribuições do sistema de ciclos que foi implantado nas escolas públicas do Distrito Federal, tendo como objetivos específicos: compreender tal sistema e os benefícios que ele possa oportunizar; compreender se o sistema de ciclos colabora para uma aprendizagem mais significativa e identificar seus pontos positivos e negativos. A pesquisa foi baseada em documentos públicos do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação do Distrito Federal e nos teóricos da Educação Barretos e mitrulis (2001), Brandão (2007), Gadotti (1942), Freitas (2014), Libâneo (1999) e Mainardes (2009). Na metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras e uma coordenadora de uma escola pública situada em Ceilândia, DF. O instrumento utilizado para coletar os dados foi o questionário com questões subjetivas, das respostas colhidas, fez-se a análise de conteúdo. O presente trabalho concluiu que a aprendizagem dos alunos é mais significativa e eficaz no sistema de ciclos; nele o tempo de desenvolvimento do processo de aprendizagem do aluno deve ser respeitado, levando em consideração suas necessidades especificas.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscola em ciclosen
dc.subject.keywordAprendizagemen
dc.subject.keywordMétodos de ensinoen
dc.titleUm estudo de caso sobre a escola organizada em ciclos e a recepção da equipe escolar ao novo sistema : potencialidades e fragilidadesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2014-12-04T19:14:35Z-
dc.date.available2014-12-04T19:14:35Z-
dc.date.issued2014-12-04T19:14:35Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9115-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons