Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9119
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CristianeLimaFernandes.pdf600,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação ambiental no centro de ensino especial
Autor(es): Fernandes, Cristiane Lima
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestão escolar
Educação ambiental
Educação especial
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 4-Dez-2014
Referência: FERNANDES, Cristiane Lima. A educação ambiental no centro de ensino especial. 2014. 43 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A educação ambiental numa perspectiva inclusiva apresenta panorama diferenciado e exige a atuação e articulação da equipe gestora a fim de integrar os novos paradigmas ao contexto educacional da pessoa com deficiência, proporcionando novos mecanismos de aprendizagem voltados para os problemas atuais e urgentes. O presente trabalho aborda a Gestão Escolar como espaço de garantia de direitos articulado com a Política Nacional de Educação Ambiental na Perspectiva do Ensino Especial, a partir do contexto do Centro de Ensino Especial. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com 56 docentes do CEE, através de um questionário contento 10 itens. Após a análise dos resultados, observou-se a necessidade do fortalecimento das políticas públicas de educação ambiental nos Centros de Ensino Especial. Isso indica que, apesar da presença da temática da educação Ambiental na escola, ela ainda ocorre de forma segmentada, pontua a necessidade da criação de um ambiente participativo que valorize as aptidões e competências dos diferentes segmentos articulado aos novos paradigmas da EA.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons