Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9131
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EllenMichelleBarbosadeMoura.pdf292,97 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Implicações da memória educativa na escola : “ser” gestor escolar
Autor(es): Moura, Ellen Michelle Barbosa de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Psicanálise
Memória educativa
Gestor escolar - subjetividade
Gestor escolar
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: MOURA, Ellen Michelle Barbosa de. Implicações da memória educativa na escola: “ser” gestor escolar. 2014. 61 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente monografia nasceu do desejo de conhecer mais acerca da relação entre gestão e psicanálise e o foco foi as implicações da memória educativa na escola: “ser” gestor escolar e o problema propulsor da pesquisa: qual a relação entre memória educativa e atuação do gestor escolar. Já o objetivo geral foi compreender, através do dispositivo da memória educativa, como se dá a escolha pela atuação em gestão escolar, de profissionais de uma escola pública do Distrito Federal e os específicos foram: analisar as possíveis relações entre as concepções de gestão escolar, adotadas pelos profissionais pesquisados, e suas trajetórias de vida e identificar, a partir das memórias educativas dos pesquisados, os processos inconscientes que podem interferir nas escolhas profissionais. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa com caráter exploratório, no qual destaca-se o dispositivo da memória educativa. O referencial teórico para a discussão sobre gestão foram principalmente os autores: Luck; Libâneo; Davel e Vergara e Medeiros. Já a discussão acerca da relação entre Psicanálise/educação e memória educativa foram: Freud; Millot; e Kupfer. Os resultados demonstram que o memorial educativo é um importante dispositivo para ter acesso a subjetividade dos indivíduos, pois a análise dos dados revelou como categorias: o conceito de gestão, a indissociabilidade entre os fatores administrativos e pedagógicos na gestão escolar; a gestão escolar como possibilidade de transformação social; as dificuldades da profissão de gestor, a trajetória escolar e profissional marcada por desafios, a 1ª escolha profissional pelo magistério e o tornar-se gestor como uma opção consciente e contínua. Sendo assim, o dispositivo da memória educativa mostrou-se eficaz como meio de pesquisar fenômenos educacionais e relacionar a memória educativa com o ser gestor escolar é importante para revelar o quanto do inconsciente está presente nas escolhas profissionais.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons