Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9159
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SandraCalixtoDaSilvaLandim.pdf946,99 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da aprendizem no contexto da avaliação institucional da escola : um enfoque no Centro de Ensino Especial 01 de Brasília
Autor(es): Landim, Sandra Calixto da Silva
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Avaliação institucional
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 7-Dez-2014
Referência: LANDIM, Sandra Calixto da Silva. Avaliação da aprendizem no contexto da avaliação institucional da escola: um enfoque no Centro de Ensino Especial 01 de Brasília. 2014. 60 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como foco realizar uma pesquisa qualitativa sobre avaliação da aprendizagem no contexto da avaliação institucional da escola com enfoque no Centro de Ensino Especial 01 de Brasília. A pesquisa constitui-se em um estudo de caso que articulou pesquisa bibliográfica documental, aplicação de questionários, tabulação e confecção de gráficos. Os sujeitos da pesquisa foram professores, auxiliares da educação, pais e equipe gestora. Os questionários aplicados com os diversos segmentos da escola possibilitou vislumbrar o quanto os mesmos são atuantes na vida escolar, tendo participação significativa na construção do Plano Político Pedagógico nos momentos de avaliação institucional e na gestão participativa. A monografia esta organizada em quatro capítulos. O primeiro capítulo é a introdução do trabalho onde trago para conhecimento um pouco da história do CEE 01 de Brasília, além de uma breve explicação de como se deu a pesquisa. O segundo aborda a definição de avaliação da aprendizagem baseado em documentos que norteiam a educação no país. O terceiro faz uma reflexão sobre avaliação institucional no primor de vários autores, além de sua relação com a avaliação da aprendizagem. No quarto capítulo faço uma análise do questionário aplicado, bem como a tabulação e apresentação dos gráficos. A conclusão do trabalho proporciona uma visão clara de como a avaliação da aprendizagem, bem como avaliação institucional precisa ser exercitada no âmbito escolar, havendo urgência em vincula-la ao projeto pedagógico para que sobretudo os pais possam ter acesso a essa grande ferramenta da democracia.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons