Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9176
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GlauciaLamarcLucasdeOliveira.pdf568,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Planejamento escolar e Prova Brasil : efeitos e perspectivas nas escolas do DF
Autor(es): Oliveira, Gláucia Lamarc Lucas de
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Planejamento educacional
Prova Brasil
Avaliação educacional
Escolas - participação da comunidade
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 8-Dez-2014
Referência: OLIVEIRA, Gláucia Lamarc Lucas de. Planejamento escolar e Prova Brasil: efeitos e perspectivas nas escolas do DF. 2014. 63 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O debate proposto neste trabalho situa-se no âmbito do planejamento escolar associado a avaliação - Prova Brasil - como parte do processo de melhoria da qualidade escolar. O foco principal é compreender como os resultados da Prova Brasil são utilizados no planejamento pedagógico em escolas do Distrito Federal. A pesquisa busca analisar e entender como os resultados da Prova Brasil 2009 vêm sendo incorporados no planejamento pedagógico das escolas selecionadas para a pesquisa. Nesse sentido e de maneira articulada a esse objetivo a pergunta norteadora da pesquisa é: De que maneira os resultados da Prova Brasil são utilizados no planejamento escolar nas escolas do Distrito Federal? A pesquisa foi realizada com base na abordagem qualitativa, fundamentada em análise de documentos e em dados coletados por meio de questionários estruturados realizados com os gestores de cada escola. A pesquisa discute aspectos referentes aos resultados da Prova Brasil e analisa como esses resultados podem ser incorporados no planejamento pedagógico das escolas. Percebeu-se que todos os coordenadores relataram ter conhecimento da Prova Brasil e realizar ações pautadas em seus resultados para refletir e ajustar seus planejamentos pedagógicos. De forma geral, conclui-se que é preciso desenvolver uma cultura avaliativa nas escolas e que é preciso que os gestores envolvam os docentes e a comunidade no planejamento escolar promovendo espaços de conscientização quanto à avaliação como instrumento de melhoria da qualidade de ensino.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons