Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9191
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MariaJoseGontijoBorges.pdf999,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As concepções da comunidade escolar (gestores, professores e responsáveis) sobre a avaliação : um estudo inicial na Escola Classe 11 de Sobradinho
Autor(es): Borges, Maria José Gontijo
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Aprendizagem - avaliação
Avaliação institucional - escola
Gestão escolar
Data de apresentação: 3-Jul-2014
Data de publicação: 9-Dez-2014
Referência: BORGES, Maria José Gontijo. As concepções da comunidade escolar (gestores, professores e responsáveis) sobre a avaliação: um estudo inicial na Escola Classe 11 de Sobradinho. 2014. 56 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A avaliação constitui um processo de busca da compreensão da realidade escolar, com o fim de subsidiar as tomadas de decisões quanto ao direcionamento das intervenções. É preciso investigar a avaliação no contexto institucional para verificar se esta tem cumprido seu papel de rever as relações cotidianas do trabalho escolar, ressignificando as ações desenvolvidas pelo coletivo da escola. A presente pesquisa buscou analisar as concepções da comunidade escolar (gestores, professores e responsáveis) sobre a avaliação no contexto da Escola Classe 11 de Sobradinho. Utilizou-se primariamente a abordagem qualitativa, com alguns enfoques quantitativos para a coleta de dados, por meio de questionários aplicados aos professores, à equipe gestora e aos pais/responsáveis. Uma mudança no processo avaliativo faz-se necessária para atender uma sociedade cada vez mais dinâmica, crítica e participativa. Não se pode avaliar apenas o aluno, mas também as práticas pedagógicas, a fim de redimensioná-las, reorganizando os tempos e os espaços escolares para melhor atender os educandos. Os resultados apontam para a necessidade de maior envolvimento e participação da comunidade escolar na Avaliação Institucional, considerando que esta possibilita a construção coletiva da proposta pedagógica, promove a interação, a avaliação mútua e a autoavaliação de todos os envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem. Esta análise também possibilitou o reconhecimento de que muitos ainda estão alheios ao processo da Avaliação Institucional, percebendo-a como algo extremamente burocrático e distante da realidade, sendo que outros não consideram que a sua opinião/sugestão/crítica seja relevante.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons