Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9201
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RenataPotolskiLafeta.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contribuição metodológica da Escola da Natureza na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico
Autor(es): Lafetá, Renata Potolski
Orientador(es): Freitas, Olga Cristina Rocha de
Assunto: Gestão escolar
Projeto político-pedagógico
Escola da Natureza (DF)
Coordenação pedagógica
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: LAFETÁ, Renata Potolski. A contribuição metodológica da Escola da Natureza na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico. 2014. 61 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo verificar como as metodologias utilizadas pela Escola da Natureza, a partir de cursos de formação e oficinas ecopedagógicas, contribuem para a construção coletiva do Projeto Político Pedagógico e da Gestão Democrática. A escola pesquisada foi a Escola Classe Vila do RCG, escola tributária e parceira da Escola da Natureza desde 2012. A abordagem metodológica utilizada teve como referenciais teóricos a pesquisa participativa e a escuta sensível. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: questionário, entrevista, análise de portfólio, exercício social da torre e roda de conversa. A pesquisa acompanhou o processo de construção do Projeto Político Pedagógico da Escola Classe Vila do RCG, identificando as dificuldades para a realização do trabalho coletivo e possíveis estratégias de superação. Durante o processo foi possível avaliar a contribuição das metodologias aplicadas na perspectiva da construção coletiva do PPP, assim como a importância do fortalecimento da coordenação pedagógica como espaço de formação continuada.
Abstract: This study aimed to verify the methodologies used by the Escola da Natureza, from training courses and workshops ecopedagógicas contribute to the collective construction of Political Pedagogical Project and Democratic Management. The school was searched the Escola Classe Vila do RCG, tax partner school and the Escola da Natureza since 2012. A methodological approach was to theoretical frameworks participatory research and sensitive listening. The instruments used for data collection were: questionnaire, interview, portfolio analysis, fiscal year the tower and conversation wheel. The research followed the process of building the Political Pedagogical Project of the Escola Classe Vila do RCG, identifying difficulties for the realization of collective work and possible strategies to overcome them. During the process it was possible to evaluate the contribution of the methodologies applied in the perspective of the collective construction of PPP, as well as the importance of strengthening the coordinating education as a space for continuing education.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons