Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9207
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SusanaStadnikiMoratoPedreira.pdf847,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola
Autor(es): Pedreira, Susana Stadniki Morato
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Blogs
Tecnologia na educação
Projeto político-pedagógico
Mídia e educação
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: PEDREIRA, Susana Stadniki Morato. O uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na escola. 2014. x, 47 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho contextualizou a origem de uma Escola Parque Pública do Distrito Federal e analisou a realidade em que se encontra a escola no que se refere ao uso efetivo das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas atividades educativas. O estudo procurou aprofundar os conhecimentos na utilização da ferramenta blog como um recurso simples e eficaz a ser utilizado como uma estratégia colaborativa na melhoria da comunicação de toda a comunidade escolar. Buscou-se por meio de um referencial teórico baseado no tema, subsídios que fomentassem a elaboração de um questionário de pesquisa visando estabelecer o nível de entendimento da comunidade escolar com relação à utilização das TIC na escola, especialmente o blog e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. O método de pesquisa que foi utilizado para a realização deste trabalho, foi o da metodologia de investigação baseada na pesquisa qualitativa em educação, por meio da pesquisa-ação. A conclusão do estudo levou a consideração de que para a efetiva inclusão das tecnologias de informação e comunicação na escola parque, faz-se necessário rever o planejamento tanto por parte dos gestores como dos professores, seja como ações previstas no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, seu monitoramento e avaliação, quanto no planejamento de aulas e atividades para o uso pedagógico da tecnologia focado no ensino e aprendizagem dos conteúdos escolares.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons