Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9215
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JailsonAraujoCarvalho.pdf585,75 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão escolar e complexidade nos laços afetivos mediados por atividades artísticas
Autor(es): Carvalho, Jailson Araújo
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Laços afetivos
Educação artística
Aprendizagem
Gestão escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: CARVALHO, Jailson Araújo. Gestão escolar e complexidade nos laços afetivos mediados por atividades artísticas. 2014. 49 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho pesquisou sobre aspectos da complexidade psicanalítica e sua aplicação no contexto escolar. Podemos entendê-la como algo desenvolvido de forma complexa que pode auxiliar no processo educacional além de permitir a cada indivíduo construir seu senso crítico e despertar possibilidades de reflexão e autorreflexão de tudo o que o cerca. Priorizou a análise dos laços afetivos entendidos como emoções que realçam de forma positiva os pensamentos e sentimentos de carinho por outra pessoa. A complexidade e o afeto foram pesquisando sob a ótica do gestor escolar e sua interferência direta no processo de ensino e aprendizagem mediados por atividades artísticas. As artes conseguem amplificar as emoções que, muitas vezes, passam despercebidas por todos, fortalecendo o processo de ensino e aprendizagem de forma significativa para alunos das Classes de Correção da Distorção Idade/Série. A monografia foi dividida em: Complexidade e Afeto, Gestão Escolar (Classes de Correção da Distorção Idade/Série, Atividades Artísticas como mediador do Afeto), Metodologia, Análise dos Dados e Considerações Finais. Para a coleta dedados foi utilizado um questionário aplicado aos gestores do Centro de Ensino Fundamental 113 do Recanto das Emas sobre afeto e sua aplicação com estudantes das classes de correção da distorção idade/série. Identificou-se que o fortalecimento dos laços afetivos unido a atividades artísticas consegue influenciar positivamente no processo de ensino e aprendizagem, na mudança da fala dos gestores e no comportamento dos estudantes.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons