Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9218
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IvaniceTavaresDeSouza.pdf694,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A atuação do gestor e o combate às violências
Autor(es): Souza, Ivanice Tavares de
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestor escolar
Violência na escola
Aprendizagem
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: SOUZA, Ivanice Tavares de. A atuação do gestor e o combate às violências. 2014. 48, [16] f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: As transformações que vêm ocorrendo no cenário educacional brasileiro impulsionaram mudanças em favor da construção e fortalecimento da democracia. As escolas ganharam certa autonomia mediante a participação das comunidades, a transferência de recursos financeiros, a possibilidade de eleição para diretores, entre outros. Entretanto, a violência escolar tem sido um dos grandes desafios para equipes gestoras, já que esse é um problema que tem se intensificado nos espaços escolares e, muitas vezes, extrapola a competência dos gestores. A partir da observação da sistemática e da aplicação de um questionário, em uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, denominada Centro de Ensino Fundamental Grandes Pensadores, discute-se o contexto de violência e o olhar do corpo discente, corpo docente e da equipe gestora frente a esse problema. O objetivo da pesquisa foi “Analisar como a violência no ambiente escolar interfere no processo ensino – aprendizagem, impactando o estilo pedagógico-administrativo do gestor”. Os instrumentos utilizados foram questionários aplicados aos alunos, professores, coordenador disciplinar e gestor e a observação do ambiente escolar feita pela pesquisadora. Os dados mostram um número significativo de casos de agressão verbal e física entre alunos, depredação de patrimônio, entre outros casos de insubordinação. Além disso, os gestores acreditam que a violência interfere em sua prática e alegam, também, uma sobrecarga de trabalho devido aos comportamentos de indisciplina e de violência entre alunos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons