Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9220
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_PerpetuaCiprianoVieira.pdf401,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A articulação do gestor escolar no desenvolvimento do currículo funcional do centro de ensino especial
Autor(es): Vieira, Perpétua Cipriano
Orientador(es): Lima, Erisevelton Silva
Assunto: Gestão escolar
Currículo escolar
Portadores de necessidades especiais
Educação especial
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: VIEIRA, Perpétua Cipriano. A articulação do gestor escolar no desenvolvimento do currículo funcional do centro de ensino especial. 2014. 57 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar de que modo o gestor escolar articula a aplicação do currículo funcional na proposta pedagógica desenvolvida numa escola pública de Educação Especial, bem como a parceria no trabalho em relação às famílias dos alunos. Esse estudo surgiu da necessidade de investigar o conhecimento do gestor, professores e pais sobre o Currículo Funcional para esses alunos que não apresentam, no momento, condições pedagógicas e nem indicação para inclusão na instituição comum. A análise da realidade quanto à maneira como se planeja e se utiliza essa proposta curricular, organizada para atender aos alunos da Educação Especial, torna-se aqui objeto de estudo, aprofundamento e pesquisa em um campo ainda pouco discutido. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de campo através do estudo de caso com anotações de observações e aplicação de questionário, tendo assim um caráter qualitativo. Com os resultados, observa-se que o currículo funcional oferece a possibilidade de maior autonomia, independência e promoção da qualidade de vida atual e a médio prazo com maior eficiência quando a família, em parceria com a gestão escolar, se une num mesmo objetivo elencado na diretriz pedagógica dos Centros de Ensino Especial da SEE/DF.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons