Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9222
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CristianoSilvaBarbosa.pdf277,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel do gestor na inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais (ANEE) : relação família escola
Autor(es): Barbosa, Cristiano Silva
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Gestor escolar
Projeto político-pedagógico
Estudantes com necessidades educativas especiais
Educação - participação dos pais
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: BARBOSA, Cristiano Silva. O papel do gestor na inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais (ANEE): relação família escola. 2014. 61 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a importância da atuação do gestor na relação família-escola, para o processo de inclusão social e educacional de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE). Surgiu a partir da constatação, ao longo de anos de atuação em Escolas de Ensino Especial, da necessidade de uma maior participação dos familiares desses alunos na sua vida escolar. Para tanto foi realizado um recorte histórico dessa relação e da legislação que ampara e estimula o estreitamento da relação entre ambos. Foi feita a coleta de dados com análise do Projeto Político Pedagógico (PPP), no decorrer de três gestões, visando conhecer a forma como o gestor realizava para dirimir tal questão. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados junto à família e à escola foram um questionário fechado e uma entrevista, aplicados aos pais e professores, objetivando uma coleta mais fidedigna do trabalho. Percebe-se que essa relação é vista tanto por profissionais da educação quanto por familiares como fundamental para a melhoria da qualidade da educação, na formação e informação de pais e professores a respeito das características e necessidades de seus filhos/alunos e na elaboração de estratégias de intervenção mais adequadas. Porém é necessário um maior estímulo por parte dos gestores para que, através do conhecimento de sua comunidade, essa relação se estreite e perpetue. Ao gestor cabe esse importante papel de estimular a interação família/escola, pois ela é imprescindível para a melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido, com fins de uma verdadeira inclusão educacional e social dos alunos portadores de necessidades especiais para que estes venham a ter seus direitos respeitados e tenham voz e vez na sociedade.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons