Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9227
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JeffersonAmauriLeiteDeOliveira.pdf491,33 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização do blog como ferramenta de transparência da gestão escolar : uma ação democrática
Autor(es): Oliveira, Jefferson Amauri Leite de
Orientador(es): Andrade, Pedro Ferreira de
Assunto: Gestão escolar
Gestão escolar democrática
Tecnologia na educação
Blog escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 16-Dez-2014
Referência: OLIVEIRA, Jefferson Amauri Leite de. A utilização do blog como ferramenta de transparência da gestão escolar: uma ação democrática. 2014. 37 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho investigou a utilização do Blog escolar como ferramenta de democratização da informação da unidade escolar para a comunidade que a compõe, tendo em vista a necessidade de se pensar o trabalho pedagógico como prática coletiva, e nesse aspecto conceber o processo de informatização da sociedade como mola propulsora da construção de novas possibilidades de atuação na gestão escolar. Sendo assim, foi feita investigação em documentos legais e normativos o conceito de gestão democrática do sistema de ensino público do Distrito Federal a partir da legislação existente, bem como análise das possibilidades de utilização das tecnologias digitais na gestão escolar e, finalmente, a pesquisa do Blog enquanto ferramenta de democratização da informação. Este trabalho, também, apresenta a análise da coleta dos dados, obtidos a partir de uma entrevista semiestruturada, realizada em uma unidade de ensino, onde os gestores se disponibilizaram a contribuir com as suas experiências em gestão escolar, mediadas pelas TIC. O tratamento dos dados coletados foi predominantemente qualitativo, prerrogativa da pesquisa educacional, visando à construção de conhecimento científico. A partir da análise dos dados é possível concluir que o gestor escolar precisa explorar a potencialidade das Tecnologias de Informação e Comunicação para a democratização da informação na comunidade escolar. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study investigated the use of school Blog as a tool of democratization of the school unit information to the community that makes up, in view of the necessity of understanding the pedagogical work as a collective practice, and in this respect the design process of computerization of society as a springboard for the construction of new possibilities for action in school management. Therefore, research was done on legal and normative concept of democratic management of public schools in the Federal District from the existing legislation system documents and analysis of the possibilities of use of digital technologies in school management and, finally, the research Blog as a tool of democratization of information. This paper also presents the analysis of data collection, obtained from a semi structured interview conducted in a teaching unit, where managers were available to contribute their experiences in school management, ICT-mediated. The treatment of the data collected was predominantly qualitative prerogative of educational research, aiming at the construction of scientific knowledge. From the data analysis it can be concluded that the school manager needs to exploit the potential of Information and Communication Technologies for the democratization of information in the school community.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons