Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9228
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JulianaPereiraDeMelo.pdf651,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Correção de fluxo em escola pública : uma leitura da implicação dos processos inconscientes
Autor(es): Melo, Juliana Pereira de
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Gestão escolar democrática
Escolas públicas
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 17-Dez-2014
Referência: MELO, Juliana Pereira de. Correção de fluxo em escola pública: uma leitura da implicação dos processos inconscientes. 2014. 50 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho apresenta-se como uma leitura dos processos inconscientes tendo como base epistemológica a psicanálise e sua relação com a educação, partindo do conceito de gestão democrática no atual cenário do Distrito Federal, com a iniciativa de se aproximar um pouco o olhar psicanalítico do pensamento das gestoras no que tange as turmas de correção de fluxo em uma escola do Distrito Federal. Tal questão surgiu após a observação da pesquisadora durante três anos na instituição pesquisada, acerca da constituição das turmas de correção de fluxo. Nosso objetivo geral nesse trabalho diz respeito a compreender os determinantes subjetivos que o gestor escolar encontra nos programas de correção de fluxo que implicam no processo de aprendizagem dos alunos, da primeira etapa do Ensino Fundamental. Nossos objetivos específicos são identificar no âmbito da organização e planejamento pedagógico os critérios para a inserção dos alunos nas turmas de correção de fluxo; investigar quais foram estes determinantes subjetivos e as implicações das ações do gestor no cotidiano escolar. Nossa metodologia foi baseada na aplicação de questionário com as gestoras de uma escola pública do Distrito Federal, baseada na análise de conteúdo de suas respostas. Nossas considerações finais baseiam-se em alguns eixos, nos quais conseguimos evidenciar alguns processos inconscientes que ocorrem durante a seleção dos alunos para as turmas de correção de fluxo. Contudo, esta pesquisa não se encerra aqui, pois necessitamos utilizar mais o olhar psicanalítico com o foco nos processos inconscientes que se aproximam da prática da gestão escolar.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons