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Título: Bibliotecas escolares e a realidade nos Centros de Ensino Médio do Governo do Distrito Federal
Autor(es): Pinto, Patricia de Almeida
Braga, Priscila Angélica de Souza
Orientador(es): Borges, Maria Alice Guimarães
Assunto: Bibliotecas escolares
Bibliotecas - planejamento
Sociedade da informação
Data de apresentação: 2009
Data de publicação: 13-Mai-2010
Referência: PINTO, Patricia de Almeida; BRAGA, Priscila Angélica de Souza. Bibliotecas escolares e a realidade nos Centros de Ensino Médio do Governo do Distrito Federal. Monografia (Bacharelado em Biblioteconomia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo verificar a situação das bibliotecas escolares de nível médio da rede pública do Governo do Distrito Federal, contribuindo com propostas para que elas possam cumprir sua função educativa, visando o bom desempenho dos alunos o acesso ao conhecimento, para que se tornem pensadores críticos e utilizadores efetivos da informação, tendo em vista a importância do ensino médio na formação do cidadão brasileiro e a responsabilidade social que a biblioteca escolar possui. O trabalho estuda as bibliotecas do ponto de vista físico, material, informacional, tecnológico e do perfil do profissional responsável pela biblioteca. A monografia está estruturada em três partes, com as subdivisões: revisão de literatura, estudo de caso, conclusão e sugestões. Para elaborar a revisão de literatura foram feitas pesquisas bibliográficas em artigos de periódicos, anais de congressos e seminários, livros, sites de assuntos relevantes e outros. A revisão de literatura abrange os principais temas do trabalho tais como: Sociedade da Informação e do Conhecimento, biblioteca escolar, sua missão, dimensões, a biblioteca escolar de nível médio, organização da biblioteca e seus aspectos principais e o planejamento estratégico voltado para bibliotecas. Esta pesquisa descritiva exploratória levantou os dados necessários ao estudo e descrição da população selecionada por meio da tipologia de levantamento. As informações para o estudo de caso foram obtidas em sites e portais governamentais e por meio da aplicação de um questionário, composto de quatro partes que abrange as áreas da biblioteca acima citadas. A coleta de dados alcançou as 31 escolas das 13 Diretorias Regionais de Ensino do Distrito Federal. Na análise e processamento dos dados é demonstrada a situação das bibliotecas de cada uma das diretorias no que se refere ao espaço físico, acervo, mobiliário, recursos tecnológicos e o perfil do profissional atuante na biblioteca. O estudo conclui que as principais áreas das bibliotecas que necessitam de melhorias são: acervo, recursos tecnológicos e o suprimento da carência de profissionais bibliotecários na rede pública do Governo do Distrito Federal.
Abstract: This research aims to verify the situation of school libraries average level of the Federal District Government’ public, helping with proposals so that it can fulfill its educational role, seeking the good performance of student’s access to knowledge, to become critical thinkers and effective users of information, in view of the importance of school in the formation of Brazilian citizens and social responsibility that the school library has. This paper studies libraries in terms of physical, material, informational, technological and professional profile responsible for the library. The monograph is structured in three parts, with the subdivisions: a literature review, case study, conclusion and suggestions. To prepare the literature review literature searches were made in journal articles, proceedings of conferences and seminars, books, websites and other relevant vehicles. The literature review covers the main themes of work, such as Information Society and Knowledge, school library, its mission and dimension, the school's mid-level organization of the library and its main aspects and strategic planning for libraries. This descriptive exploratory raised the study’s necessary data and selected population’s description by the type of survey. The information for the case study were obtained from government websites and portals and through a questionnaire, composed of four parts covering the areas of the library mentioned above. Data collection has reached the 31 schools of the 13 Federal District’s Regional Boards of Education. The analysis and data processing shows the situation of libraries in each of the boards with regard to physical space, collection, furniture, technology resources and profile of professional working in the library. The study concludes that the main areas of the libraries that need improvement are: collection, technological resources and the supply shortage of professional librarians in public of the Federal District.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.TCC.923
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