Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9288
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AshleyJessicaDeMedeirosSousa.pdf2,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como os textos das exposições museais podem ser percebidos pelos visitantes? uma análise da perspectiva metodológica de Stephen Bitgood a partir da década de 1990
Autor(es): Sousa, Ashley Jéssica de Medeiros
Orientador(es): Queiroz, Marijara Souza
Assunto: Recursos expográficos
Textos em exposições
Bitgood, Steven
Data de apresentação: 27-Out-2014
Data de publicação: 23-Dez-2014
Referência: SOUSA, Ashley Jéssica de Medeiros. Como os textos das exposições museais podem ser percebidos pelos visitantes? uma análise da perspectiva metodológica de Stephen Bitgood a partir da década de 1990. 2014. 94 f., il. Monografia (Bacharelado em Museologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho fundamenta-se na ideia de que os textos, enquanto recursos expográficos, podem ser percebidos pelos visitantes quando são desenvolvidos com base nas informações obtidas sobre as pessoas, particularmente sobre a formas que se dá a atenção delas durante a visita e como os fatores da exposição afetam suas percepções. O modelo teórico do autor Stephen Bitgood, chamado de attention-value, pode ser aplicado aos textos em exposições museais porque permite entender tanto os fatores pessoais dos visitantes quanto os físicos/ambientais da exposição que influenciam cada etapa da atenção (captura, foco e engajamento) até a leitura dos textos. Os fatores pessoais estariam relacionados ao interesse no conteúdo, propósito da visita, nível de energia dos visitantes. Os fatores ambientais estariam relacionados à iluminação, extensão dos textos, tamanho das letras, posição dos objetos no espaço. O autor discute que as pessoas também decidem quais partes da exposição merecem o dispêndio de tempo e energia delas com base na equação custos/benefícios percebidos, portanto selecionam o que consideram como de alto valor apesar dos custos. A trajetória Stephen Bitgood é apresentada, principalmente quanto ao relacionamento dele com os campos da Psicologia, do Estudo de Visitantes e do design. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper assumes that labels as exhibit resources can be perceived by visitors when they are developed based on information obtained about people, particularly about how their attention occurs during the visitation and how exhibit factors affect their perceptions. The theoretical model of author Stephen Bitgood, called attention-value, can be applied to labels in museological exhibitions because it explains how the personal factors of the visitors as well the physical/environmental of the exhibit influence each stage of attention (capture, focus and engagement) until the reading of the texts. Personal factors are related to the interest in the content, purpose of visit, level of energy of visitors. Environmental factors would be related to lighting, length of labels, font size, place of objects in space. The author argues that people also decide which parts of the exhibition are worth even with waste of time and energy based on cost/perceived benefits equation, so they select what they consider to be of high value. The trajectory Stephen Bitgood is presented, especially his relationship with the fields of Psychology, the Study of Visitors and Design.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, Curso de Graduação em Museologia, 2014.
Aparece na Coleção:Museologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons