Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_CarolinaSilvaCoelhoCastro.pdf4,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Organização.com : o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações
Autor(es): Castro, Carolina Silva Coelho
Orientador(es): Vidal, Delcia Maria de Mattos
Assunto: Mídia social
Imagem organizacional
Facebook (Rede social on-line)
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 13-Jan-2015
Referência: CASTRO, Carolina Silva Coelho. Organização.com: o uso das mídias sociais como canais de construção da imagem das organizações. vii, 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a presença das organizações em páginas corporativas no Facebook e a maneira como a presença nessa mídia social pode afetar a imagem das empresas. As metodologias escolhidas foram a de pesquisa qualitativa, pesquisa exploratória e pesquisa de campo para mostrar a maneira como a imagem de uma organização pode ser alterada por sua atuação nas mídias sociais. Foram escolhidas seis páginas corporativas no Facebook de empresas brasileiras, em seguida essas foram divididas em organizações de grande, médio e pequeno porte. A análise foi feita a partir de uma semana de estudo das publicações feitas assim como da interação dos públicos, já que a maneira com que o cliente é tratado pela organização irá afetar a imagem que ele possui dela. Também foi analisado o conteúdo visual das páginas. O estudo mostra que as páginas nas mídias sociais se tornaram hoje uma espécie de serviço ao atendimento ao consumidor e que esse atendimento afeta a imagem da organização. Por fim, foi realizada uma lista indicando pontos para o bom comportamento de uma empresa na web baseada na análise realizada.
Abstract: This work aims at analyzing the presence of organizations in corporate pages on Facebook and how their presence in this social media can affect the image of those companies. The methodologies chosen were qualitative research, exploratory research and field research to show how the image of an organization can change depending on its performance on the social media. Six Brazilian company pages on Facebook were chosen, then they were divided in big, medium and small size organizations. The analysis was made throughout a whole week of publications and interaction with the public, since the way the clients are treated by the companies will affect the image they have on those organizations. The visual content of the pages was also analyzed. The study shows that the corporate pages on social media became an immediate way to contact the company and that contact affects the image of companies. In the end, a list of good corporate web behavior was made.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons