Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9400
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunnaRibeiroDeAzevedo.pdf845,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Opinião no telejornalismo : como os apresentadores de TV aplicam a ideologia profissional em seus comentários
Autor(es): Azevêdo, Brunna Ribeiro de
Orientador(es): Pereira, Fábio Henrique
Assunto: Televisão
Liberdade de expressão
Jornalistas
Ética jornalística
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 20-Jan-2015
Referência: AZEVÊDO, Brunna Ribeiro de. Opinião no telejornalismo: como os apresentadores de TV aplicam a ideologia profissional em seus comentários. 2014. 114 f. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Visto que o jornalismo tem espaço para a opinião e para a informação, e que, o impacto que o comentário de um jornalista pode causar depende do veículo utilizado, este trabalho pretende estudar como o profissional que emite opinião na TV lida com sua responsabilidade social e liberdade de expressão. Como ele considera o público e a sua reação a esse comentário? Para responder estas questões, entrevistas foram realizadas com apresentadores de telejornais locais que fazem comentários no ar. Os conceitos da ideologia profissional do jornalista, como imparcialidade e objetividade, foram estudados e utilizados como base para as perguntas aos profissionais. Percebeu-se que houve relativização de alguns conceitos, e, o público, questões de mercado e tecnológicas foram apontadas como causa.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons