Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9418
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NathanLimaVirgilio.pdf2,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: "Esses bichos sugam a vida da gente" : relações de criação e cultivo da vida no Góes-CE.
Autor(es): Virgílio, Nathan Lima
Orientador(es): Borges, Antonádia Monteiro
Assunto: Antropologia
Etnologia
Data de apresentação: 30-Nov-2014
Data de publicação: 21-Jan-2015
Referência: VIRGÍLIO, Nathan Lima. "Esses bichos sugam a vida da gente": relações de criação e cultivo da vida no Góes-CE. 2014. 75 f. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente monografia é resultado de um trabalho de campo desenvolvido na casa de meus avós, localizada em uma comunidade rural chamada Góes, estado do Ceará. Por meio de paisagens distribuídas em três capítulos, nos envolveremos com o convívio diário entre meus avós, suas criações e uma diversidade de outras criaturas. Como veremos, a principal razão de ser desse convívio é a cultivação e manutenção da vida não só de meus avós, mas de todas aquelas criaturas que, ao produzirem vida, têm suas vidas reproduzidas. Em outras palavras, todas essas criaturas, ao se relacionarem, recebem vida em troca de vida. Nascimento, manutenção da vida e morte são os produtos e os produtores dessas relações; mais do que etapas, compõem o pano de fundo sobre o qual diversas criaturas desenham suas existências; são processos que as envolvem em paisagens onde a vida e a morte, em vez de se apresentarem como o ponto inicial e final de existências, aparecem como duas faces de uma mesma moeda que circula entre elas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Antropologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Antropologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons