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Título: Análise do Facebook do Exército Brasileiro
Autor(es): Carmo, Letícia Jábali do
Orientador(es): Souza, Maria Letícia Renault Carneiro de Abreu e
Assunto: Facebook (Rede social on-line)
Brasil. Exército
Comunicação organizacional
Comunicação eletrônica
Data de apresentação: 25-Nov-2014
Data de publicação: 22-Jan-2015
Referência: CARMO, Letícia Jábali do. Análise do Facebook do Exército Brasileiro. 2014. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo analisar a utilização da rede social Facebook pelo Centro de Comunicação Social do Exército como forma de diálogo com a sociedade e como se dá a viabilização deste espaço analisado como um espaço democrático utilizado por uma instituição do Estado. Além disso, esta pesquisa procurou estudar também como se dá a maneira pela qual o Exército Brasileiro trabalha sua imagem junto à população e como interage com esta a fim de manter o fluxo comunicacional. O trabalho acompanhou o Facebook oficial do Exército Brasileiro por 31 dias e contou também com a observação participante no Centro de Comunicação Social do Exército localizado no Quartel General, em Brasília. A análise buscou responder todos os objetivos a que esta pesquisa se propôs através de quatro categorias: diálogo com a sociedade – o que o Exército fala no Facebook, o que os internautas falam no Facebook do Exército Brasileiro, o que o Exército responde e a memória da página administrada pela instituição. Nas considerações finais é percebido que, mesmo com a massiva divulgação de informações e o grande alcance da página, o Exército Brasileiro utiliza pouco o espaço para diálogo com os internautas. A divulgação de informações é relacionada à accountabilty que gerencia o fluxo de informações para que, de alguma forma, a opinião pública seja direcionada a algum tipo de impressão sobre a instituição.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2014.
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