Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9434
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LaraSilverioNaves.pdf666,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brasil : um país de ex-fumantes : memória de uma reportagem de rádio sobre a diminuição do consumo de cigarros no Brasil
Autor(es): Naves, Lara Silvério
Orientador(es): Esch, Carlos Eduardo
Assunto: Radiojornalismo
Fumantes
Tabagismo
Fumo - vício
Data de apresentação: 28-Nov-2014
Data de publicação: 22-Jan-2015
Referência: NAVES, Lara Silvério. Brasil: um país de ex-fumantes : memória de uma reportagem de rádio sobre a diminuição do consumo de cigarros no Brasil. 2014. 46 f., il. Monografia (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este projeto se trata de uma grande reportagem sobre a redução do número de fumantes no Brasil, que foi registrada desde o final da década de 1980 até os dias atuais. Os cinco capítulos, que vão ser veiculados na rádio da Câmara dos Deputados, mostram como, em 2012, o Brasil conseguiu se classificar como o terceiro país com o maior índice de ex-fumantes do mundo. A reportagem faz uma análise dessa mudança significativa e revela uma realidade complexa, que envolve choque entre direitos individuais e coletivos, questões de saúde pública, economia popular e empresarial, tributação, publicidade e propaganda. Além disso, apresenta o perfil do fumante brasileiro, as iniciativas do governo e do Parlamento para controlar o uso do tabaco, as doenças relacionadas ao consumo do cigarro e os centros de atendimento gratuitos que estão acessíveis para o tratamento de males causados pelo fumo. Fala também sobre os mais recentes modismos para atrair novos fumantes, como o narguilé e o cigarro eletrônico.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons