Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9465
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LigiaAlmeidaTeixeira.pdf818,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRodrigues, Fátima Lucília Vidal-
dc.contributor.authorTeixeira, Ligia Almeida-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Ligia Almeida. Autonomia na escola de ensino fundamental: o acionamento de dispositivos pedagógicos e democráticos. 2014. 75 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.en
dc.description.abstractO presente trabalho teve o objetivo de investigar quais Dispositivos Pedagógicos eram acionados nas escolas de Ensino Fundamental pesquisadas e como esses poderiam auxiliar a constituir sujeitos autônomos. Para isso, foi realizada uma reflexão teórica sobre autonomia e sobre o conceito de dispositivo com base em alguns autores que ajudaram neste processo como Paulo Freire, Foucault e Deleuze. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa através da Análise Documental, observação participante e Diário de Campo. Na análise de dados foram considerados os dispositivos comuns e os dispositivos singulares a cada escola que contribuem para uma prática mais autônoma. Um ambiente escolar democrático baseado nas relações de reconhecimento, cooperação e solidariedade é fundamental para que seja possível acionar dispositivos pedagógicos que auxiliem na construção da autonomia, pois permite a livre expressão de sentimentos, pensamentos e desejos.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEscolas - autonomiaen
dc.subject.keywordDispositivos pedagógicosen
dc.subject.keywordEscolas - democraciaen
dc.subject.keywordEscolas alternativasen
dc.titleAutonomia na escola de ensino fundamental : o acionamento de dispositivos pedagógicos e democráticosen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-01-23T16:53:42Z-
dc.date.available2015-01-23T16:53:42Z-
dc.date.issued2015-01-23T16:53:42Z-
dc.date.submitted2014-12-01-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9465-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons