Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9471
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_VanessaChaniceMagalhaes.pdf520,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O sagrado e o profano na obra Suassuniana
Autor(es): Magalhães, Vanessa Chanice
Orientador(es): Dalcastagnè, Regina
Assunto: Suassuna, Ariano, 1927 - 2014
Religião - teatro
Representação religiosa
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 23-Jan-2015
Referência: MAGALHÃES, Vanessa Chanice. O sagrado e o profano na obra Suassuniana. 2014. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A presente monografia pretende investigar as representações do universo religioso no teatro de Ariano Suassuna, tendo como corpus principal as peças o Auto da Compadecida, A pena e a lei e a Farsa da boa preguiça. A seleção dessas obras se deve, além da proximidade temporal entre as produções, ao fato de compartilharem entre si a recorrente presença de entidades sobrenaturais como personagens centrais da narrativa e as distintas reinterpretações do juízo final ao longo da trama, centrada na discussão da existência humana. Com o intuito de melhor compreendermos como os campos do sagrado e do profano se manifestam em sua literatura, foram debatidas as conceituações dos teóricos Émile Durkheim e Mircea Eliade que, juntamente da análise das personagens suassunianas, permitiram que encontrássemos a provável intenção do autor presente no discurso das divindades.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons