Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9474
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FabianaDantasGiraldes.pdf725,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do conhecimento de estudantes da CEF GAN Asa Norte – DF, sobre avulsão e reimplante dentários, adquirido após palestra educativa
Outros títulos: Evaluation of the knowledge of students from CEF GAN Asa Norte - DF on dental avulsion and replantation, acquired after educational lecture
Autor(es): Giraldes, Fabiana Dantas
Orientador(es): Rezende, Liliana Vicente Melo de Lucas
Assunto: Avulsão dentária
Reimplante dentário
Data de apresentação: 11-Nov-2014
Data de publicação: 26-Jan-2015
Referência: GIRALDES, Fabiana Dantas. Avaliação do conhecimento de estudantes da CEF GAN Asa Norte – DF, sobre avulsão e reimplante dentários, adquirido após palestra educativa. 2014. 47 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O traumatismo dentário deve ser considerado um problema importante pela sua expressiva prevalência e devido ao seu impacto na qualidade de vida das crianças. Um correto procedimento imediatamente após o trauma é crucial para o sucesso do tratamento e a disseminação do conhecimento é uma das melhores formas de prevenção. Foram selecionados 40 alunos do ensino fundamental da rede pública CEF GAN da Asa Norte – D.F, com idade entre dez e doze anos. Foi aplicado um questionário específico, com questões relacionadas ao trauma dental, antes e depois de participarem de uma palestra educativa. Os dados obtidos foram analisados por meio de análise estatística comparativa por meio de teste T independente. Um total de 40 alunos respondeu o questionário. A maioria dos alunos tinha 12 anos (48%) e 97% dos alunos relataram praticar esportes. Cerca de 50% dos alunos relataram já ter sofrido algum tipo de trauma nos dentes. Sobre as condutas imediatamente após o trauma, antes da palestra, 80% dos alunos responderam corretamente e após a palestra esse número aumentou para 95%. Com relaçāo ao armazenamento do dente avulsionado, 48% dos alunos responderam corretamente e após a palestra, o percentual de acertos aumentou para 90%. Estatisticamente, observou-se mais acertos depois da palestra (M = 85,23, DP = 16,04) do que antes da palestra (M = 69,78, DP = 20,32) e houve diferença estatística significante na média de acertos antes e depois da aplicação da palestra. Conclui-se assim que a realização de palestras educativas no ambiente escolar melhorou o conhecimento dos alunos sobre traumatismos dentários e pode atuar como medida preventiva dos mesmos e melhorar o prognóstico dos reimplantes. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The dental trauma should be considered a major problem because of its high prevalence and of its impact on quality of life of children. A correct procedure immediately after the trauma is crucial to the success of treatment and the dissemination of knowledge is one of the best forms of prevention. Forty elementary school students from public CEF GAN Asa Norte - DF, aged between ten and twelve, were selected. A specific questionnaire with questions related to dental trauma was applied before and after participating in an educational lecture. Data were analyzed using comparative statistical analysis using T test independent. A total of 40 students answered the questionnaire. Most of the students were 12 years (48%) and 97% of students reported playing sports. About 50% of students reported having already experienced some type of trauma to the teeth. About the pipes immediately after the trauma, before the lecture, 80% of students answered correctly and after the lecture that number increased to 95%. Regarding the storage of the avulsed tooth, 48% of students answered correctly and after the lecture, the percentage of correct responses increased to 90%. Statistically, there was more right after the talk (M = 85.23, SD = 16.04) than before the lecture (M = 69.78, SD = 20.32) and there was significant difference in the mean score before and after application of the lecture. We conclude that conducting educational lectures in the school environment improved students' knowledge about dental injuries and can act as a preventive measure and may improve the prognosis of the avulsed tooth.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Odontologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons