Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/949
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_DaviRolaThompsonRolim.pdf3,16 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ferramenta computacional para análise de distorções harmônicas de tensão
Autor(es): Rola, Davi Vidal
Rolim Júnior, Thompson Sobreira
Orientador(es): Ferreira Filho, Anésio de Leles
Assunto: Energia elétrica - qualidade
Sistemas de energia elétrica
Tensão elétrica
Software - desenvolvimento
Data de apresentação: Ago-2006
Data de publicação: 21-Mai-2010
Referência: ROLA, Davi Vidal; ROLIM JÚNIOR, Thompson Sobreira. Ferramenta computacional para análise de distorções harmônicas de tensão. 2006. 124 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
Resumo: A qualidade da energia elétrica tem se tornado um fator mais relevante e necessário ao desenvolvimento do setor elétrico. São buscados instrumentos e indicadores para a avaliação dos diversos aspectos que envolvem a qualidade da energia elétrica. Este trabalho tem como objetivo apresentar uma contribuição para a análise e avaliação das distorções harmônicas de tensão, através do desenvolvimento de um software para a quantificação da distorção harmônica equivalente, possibilitando ao usuário um tratamento estatístico e probabilístico imprescindível ao se analisar grandezas de caráter aleatório. O aplicativo permite a interpretação e comparação dos valores encontrados com os limites adotados nas principais normas e recomendações nacionais e internacionais, fornecendo informações relevantes sobre a adequação destes limites à realidade, tendo em vista algumas deficiências relacionadas aos procedimentos que levaram à sua definição.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2006.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2006.08.TCC.949
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.