Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9542
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LuizaSimaoAlmeida.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: “Nem peixe” : práticas e relações sociais na culinária vegana
Autor(es): Almeida, Luiza Simão
Orientador(es): Neves, Fabrício Monteiro
Assunto: Facebook (Rede social on-line)
Culinária vegana
Veganismo
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 30-Jan-2015
Referência: ALMEIDA, Luiza Simão. “Nem peixe”: práticas e relações sociais na culinária vegana. 2014. 48 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Sociais)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A partir da realização de seis entrevistas semi-estruturadas e da etnografia virtual de grupos da rede social Facebook, a presente pesquisa busca analisar os processos de aprendizagem da culinária vegana, perpassando pelas especificidades da realidade de indivíduos que adotam o veganismo enquanto ideologia e estilo de vida. Orientada pelas discussões sobre hábitos alimentares das ciências sociais, pela teoria da “expertise” e pelo conceito de carnismo, pode-se analisar a tentativa do grupo social de veganos em subverter uma lógica já estabelecida pela sociedade em que vivemos onde o consumo e uso de animais não humanos é algo natural. Ao apontar o tratamento dos animais humanos pelos não-humanos enquanto gerador de um conflito ético, esse grupo busca, em diversas esferas da vida social, alternativas para construir hábitos e modos de vida em uma lógica não-especista. Para tanto, organizam-se, interagem e transmitem conhecimentos próprios da área, estabelecendo-se enquanto grupo especializado em veganismo, culinária vegana e temas correlatos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Sociais - Sociologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons