Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/957
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_ValeryNoblRozental.pdf882,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados
Autor(es): Rozental, Valery Nobl
Orientador(es): Santos, Ícaro dos
Assunto: Linux (Sistema operacional de computador)
Imagens digitais
Processamento de imagens - técnicas digitais
Data de apresentação: Jun-2009
Data de publicação: 25-Mai-2010
Referência: ROZENTAL, Valery Nobl. Detecção de fadiga de condutores através de processamento de imagem em tempo real em sistemas embarcados. 2009. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.
Resumo: Entre as principais causas de acidentes que envolvem motoristas profissionais, tais como os condutores de frotas de caminhões e ônibus interurbanos são sonolência e adormecimento no volante, causados por fadiga dos condutores, devido à carga horária exagerada e trabalho noturno. Em um país de grande extensão territorial, como o Brasil, com o transporte pesado predominantemente rodoviário, a redução de acidentes devidos aos fatores mencionados resultaria em economia significativa de recursos financeiros e salvamento de vidas. Assim, há uma necessidade de um dispositivo portátil e robusto que possa, de forma não invasiva, monitorar o estado de alerta do condutor. Por outro lado, os microprocessadores de arquitetura ARM são conhecidos como sendo eficientes em sistemas embarcados, com o número de tarefas reduzido. Visando o objetivo geral, de criação de dispositivo competitivo no mercado, o objetivo deste trabalho é configurar um sistema embarcado do tipo SBC (Single Board Computer) para adquirir imagens de uma câmera USB e realizar processamento de imagem pertinente ao objetivo geral (detecção de face/olho) em tempo real, o que envolve escolha e configuração do sistema operacional, configuração da câmera, escolha e implementação do algoritmo de detecção.
Abstract: Some of the main causes of accidents that involve professional drivers, such as truck and interstate bus conductors, are drowsiness and falling asleep “on the wheel”, caused by fatigue due to excessive work hours and night activity. In a country of a great territorial extension, such as Brazil, with predominantly terrestrial heavy transportation, the reduction of accidents from the mentioned factors would result in great economization of financial resources and life saving. Thus, there is a need for a portable and robust device, which could, in a non-invasive form, monitor the alertness state of the driver. Targeting the general goal of creating a market competitive device, the objective of this work is to configure an embedded system of SBC type (Single Board Computer) to obtain images from a USB camera and execute a pertinent to the purpose real time image processing (face/eye detection). That involves the choice and configuration of the operational system, camera configuration, choice and implementation of the detection algorithm.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2009.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2009.06.TCC.957
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.