Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9594
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LucianaCarvalhoDosSantos.pdf110,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Diferentes Gênesis para diferentes Adões e Evas
Autor(es): Santos, Luciana Carvalho dos
Orientador(es): Corrêa, Ana Laura dos Reis
Assunto: Estórias literárias
Queirós, Eça de, 1845-1900
Assis, Machado de, 1839-1908
Escrita - estilo
Análise literária
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 4-Fev-2015
Referência: SANTOS, Luciana Carvalho dos. Diferentes Gênesis para diferentes Adões e Evas. 2014. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A arte de escrever estórias literárias tem sofrido várias modificações ao longo dos tempos e vem mostrando-se heterogênea a partir dos caminhos escolhidos pelos escritores para expressarem seus pensamentos. Um ponto de divergência fundamental na literatura se apresenta na diferença do método de composição narrativo e o método de composição descritivo dentro da corrente realista. Há quem priorize um ou outro, mas as motivações intrínsecas para fazê-lo podem ir muito além da simples discricionariedade autoral. Questões sociais e ideológicas têm se mostrado de fundamental importância para a caracterização do estilo de escrita e expressão de linhas de pensamento. O presente artigo tem como objetivo mostrar como essa escolha é feita por Machado de Assis e Eça de Queirós a partir de seus contos “Adão e Eva”, de 1885, e “Adão e Eva no Paraíso”, de 1897, respectivamente, mostrando semelhanças e diferenças entre ambos. Na primeira parte, tendo como embasamento teórico textos e reflexões de Georg Lukács, tem-se a explanação sobre o que seriam os métodos narrativo e descritivo de composição. Posteriormente, seguem-se as análises dos mencionados contos, finalizando com uma breve comparação entre o estilo ali empregado por Machado e Eça.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons