Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9634
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FlaviaCarvalhoGomes.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ações de reabilitação na atenção básica : uma revisão de literatura
Autor(es): Gomes, Flavia Carvalho
Orientador(es): Paulin, Grasielle Silveira Tavares
Assunto: Terapia ocupacional - reabilitação
Terapeuta ocupacional - prática profissional
Atenção primária à saúde
Reabilitação
Pessoas com deficiência - reabilitação
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 6-Fev-2015
Referência: GOMES, Flavia Carvalho. Ações de reabilitação na atenção básica: uma revisão de literatura. 2014. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Terapia Ocupacional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Introdução: as ações de reabilitação de terapia ocupacional(TO)na atenção básica(AB) agem como uma estratégia que pode contribuir para a implantação da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência e da legislação nacional inclusiva, oque, consequentemente, pode apoiar no desenvolvimento inclusivo baseado na comunidade. Objetivos: analisar ações de reabilitação do terapeuta ocupacional na AB; conhecer as experiências de reabilitação dos profissionais da terapia ocupacional no âmbito da AB; identificar os enfoques presentes nas produções brasileiras sobre a reabilitação na AB. Metodologia: trata-se de um estudo de natureza qualitativa que através de revisão narrativa faz uma análise exploratória sobre os temas: reabilitação, atenção básicae TO. Foi realizada uma revisão de literatura nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde e busca em periódicos de TO, utilizando dois descritores, sendo eles: atenção básica e reabilitação. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin do tipo categorial.Resultados e discussão: foram selecionados17 artigos de acordo com os critérios de inclusão e encontradas quatro categorias: necessidades, materiais e infraestrutura, experiências e olhares de profissionais de terapia TO sobre reabilitação na atenção básica; fotografando o contexto: necessidades de cuidado pelo olhar dos usuários e políticas, modelos e ações de reabilitação no território.Verificou-se que as ações do terapeuta ocupacional na AB ocorrem em diversos espaços como:na própria unidade básica de saúde, no domicílio ou em espaços dentro da própria comunidade, cuidando de forma individual, grupal, da família e de todos que estão em volta da pessoa com deficiência. Em muitas produções esteve presente o enfoque na atenção domiciliar para equiparar as oportunidades para as pessoas com deficiência e diminuir o isolamento doméstico, e destacou-se,também,a necessidade de cuidado ao cuidador da pessoa com deficiência e a dificuldade de acesso destas pessoas à educação, saúde, trabalho e oportunidades sociais na comunidade.Considerações finais:verificou-se que a experiência de inserir ações de reabilitação na AB foi algo eficaz que atingiu pessoas com deficiência que são constantemente excluídas, assim a equipe de reabilitação mudou sua forma de atendimento de acordo com a demanda da comunidade, sendo priorizadas pelo risco e vulnerabilidade e não mais de acordo com a especialidade, apoiando-se na utilização de tecnologias leves, ouvindo e priorizando as decisões de acordo com as necessidades do usuário.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, 2014.
Aparece na Coleção:Terapia Ocupacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons