Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9663
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SthelaDaSilvaAmarante.pdf379,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no CRAS Núcleo Bandeirante e o direito à Assistência Social
Autor(es): Amarante, Sthela da Silva
Orientador(es): Imperatori, Thais Kristosch
Assunto: Assistência social
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social
Direitos humanos
Pessoas com deficiência
Data de apresentação: 15-Dez-2014
Data de publicação: 11-Fev-2015
Referência: AMARANTE, Sthela da Silva. Barreiras enfrentadas pelas pessoas com deficiência no CRAS Núcleo Bandeirante e o direito à Assistência Social. 2014. 57 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso problematiza as políticas de seguridade social, em especial a política de Assistência Social, dando ênfase ao acesso de pessoas com deficiência a seus direitos sociais. Destaca-se o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um benefício instituído pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela Lei Orgânica da Assistência Social, Lei n 8.742 de 7 de dezembro de 1993, destinado a idosos e pessoas com deficiência que possuem renda per capita inferior a ¼ de salário mínimo. A pesquisa de campo foi realizada no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Núcleo Bandeirante, que se configura como a primeira “porta de entrada” para a aquisição do benefício. Nessa pesquisa se analisou os conceitos de acessibilidade, deficiência, barreiras e obstáculos enfrentados pelas pessoas com deficiência, além de legislações, terminologias e definições referentes a este tema. A pesquisa foi orientada por uma metodologia qualitativa e foram realizadas observações e entrevistas com os profissionais do CRAS. Os resultados obtidos apontam que as pessoas com deficiência enfrentam diversas barreiras e obstáculos que restringe o seu acesso a direitos sociais.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons