Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9681
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IsraelDiasDaSilva.pdf906,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos coletivos nas aulas de educação física
Autor(es): Silva, Israel Dias da
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Jogos cooperativos
Data de apresentação: 31-Dez-2014
Data de publicação: 12-Fev-2015
Referência: SILVA, Israel Dias da. Jogos coletivos nas aulas de educação física. 2014. 46 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: Ao frequentar o ambiente escola, pode-se perceber que os jogos coletivos são muito praticados, certo que na maioria das vezes com forte ligação com os esportes de rendimento, que acaba sendo contestado na área acadêmica. Este trabalho teve como objetivo avaliar a representação que jogos coletivos representa para o desenvolvimento de atitudes e interação dos alunos, para isto foi utilizado um estudo de campo, para avaliar possíveis resultados que podemos com a prática dos jogos coletivos. Para um resultado mais real, optamos por uma turma do 6° ano, com um total de 16 alunos de ambos os sexos, que são composta por alunos na préadolescência, idade confusa em que começam a formar sua personalidade. Observamos várias aulas com a utilização dos jogos coletivos, para depois aplicarmos um questionário com característica de um teste sociométrico, que nos possibilitou obter respostas para avaliar características pessoais e sociais dos alunos. Neste questionário nos preocupou-se em identificar as características pessoais dos alunos e logo em seguida seu comportamento junto aos colegas que participavam dos jogos coletivos com ele. E para fechar a pesquisa, utilizou-se uma técnica baseada em Cerqueira (2013), onde perguntamos a respeito das escolhas de um líder para a turma, onde seria mais provável um aluno com bom entendimento do funcionamento da escola, mas eles escolhem de acordo com o nível de interação do aluno, que era exatamente o que buscávamos, e os resultados demostraram eficiência dos jogos coletivos, desde que o aluno seja participativo durante as atividades, pois o aluno que se destacou na escolha como líder, era considerado tanto por ele próprio como pela turma, um aluno muito cooperativo com os colegas, independente de seus interesses, já o rejeitado participava das aulas mas não era considerado um aluno cooperativo, não interagia com a turma durante os jogos coletivos. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
To attend the school environment, we realize that multiplayer games are very committed , certainly in most cases with a strong connection with sports performance , which ends up being challenged in the academic area . This study aimed to evaluate the representation multiplayer games is to develop attitudes and student interaction , so that a field study was used to evaluate possible outcomes we can practice with the team games . For a more realistic result , we chose a group of 6th grade , with a total of 16 students of both sexes , which are comprised of students in pre -adolescence , confused age when they begin to form their personality . Observe several classes with the use of collective games , then apply a questionnaire characteristic of a sociometric test , which allowed us to obtain answers to assess personal and social characteristics of the students . In this questionnaire we are concerned with identifying the personal characteristics of the students and soon his behavior with colleagues who participated in the collective games with him . And to close the search , we use an approach based on Cerqueira (2013 ) tactic , which asked about the choice of a leader for the group , which was most likely a student with a good understanding of the functioning of the school , but they choose in accordance with the level of student interaction , which was exactly what we were looking for , and the results demonstrated the efficiency of team games , since the student is participating in the activities , for the student who excelled in choosing a leader , was considered both by himself as the class , a very cooperative student with colleagues , regardless of their interests , already rejected attending classes but was not regarded as a cooperative student , did not interact with the crowd during the team games .
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons