Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9700
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DeiversonJesusAbreuTofano.pdf863,93 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma intervenção junto ao grupo de convivência de mulheres da cidade de Dom Cavati por meio de técnicas do arco-íris do desejo : o encontro do professor de teatro e do psicólogo na função do curinga
Autor(es): Tófano, Deiverson Jésus Abreu
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Interação - psicologia/teatro
Jogos teatrais
Arco-Íris do Desejo - métodos de teatro/terapia
Data de apresentação: 24-Nov-2014
Data de publicação: 19-Fev-2015
Referência: TÓFANO, Deiverson Jésus Abreu. Uma intervenção junto ao grupo de convivência de mulheres da cidade de Dom Cavati por meio de técnicas do arco-íris do desejo: o encontro do professor de teatro e do psicólogo na função do curinga. 2014. 43 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Ipatinga–MG, 2014.
Resumo: Esta monografia tem o propósito de trazer uma reflexão sobre o cruzamento de saberes entre Psicologia e Teatro pela vertente do método de teatro e terapia de Augusto Boal, chamado de Arco-Íris do Desejo dentro do Teatro do Oprimido. Este trabalho teve como fundamentação teórica as contribuições de vários autores, dentre os mais citados encontra-se o próprio Boal. Para tanto, foram realizadas três experiências junto ao Grupo de Convivência de Mulheres do Programa NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da Cidade de Dom Cavati - MG, por meio de jogos e exercícios do Arco-Íris do Desejo. Percebeu-se que tais investigações geraram reflexões sobre as relações sociais de opressão nas mulheres participantes, como também a capacidade de trabalhar conflitos pessoais a partir do contato com jogos de Teatro. Portanto, o foco da pesquisa está no papel do curinga, mostrando a aplicação do Arco-Íris do Desejo e sua consolidação nas ações do Grupo de Convivência de Mulheres do Programa NASF. Além disso, também objetiva perceber o cruzamento de saberes entre Psicologia e Teatro, e a relação entre o professor de artes cênicas e o psicólogo.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons