Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9731
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_BrunaAlvesLopesDosSantos.pdf440,65 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorRotta, Jeane Cristina Gomes-
dc.contributor.authorSantos, Bruna Alves Lopes dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruna Alves Lopes Dos. Os experimentos de química nos livros didáticos de ciências: possibilidades e limitações. 2014. [3], 18 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.en
dc.description.abstractO livro didático ainda é um recurso muito utilizado por professores apesar da presença de equívocos conceituais e metodológicos. A proposta deste trabalho foi analisar os experimentos de química inseridos nos livros didáticos de Ciências Naturais do Nono Ano do Ensino Fundamental, aprovados no PNLD de 2014. Nesse contexto, esta pesquisa objetivou analisar a viabilidade de elaboração em sala de aula dos experimentos sugeridos pelos LDs, com base em alguns critérios como: os materiais sugeridos, os riscos apresentados e os espaços para execução. Os resultados mostraram que os livros apresentam poucos experimentos, mas a maioria atende aos critérios elencados anteriormente. Acredita-se que os resultados desta pesquisa possam orientar os envolvidos com a proposta de tornar o ensino de ciências mais efetivo criando condições para que haja uma correlação mais eficaz entre as metodologias pedagógicas, que favorecem as relações de ensino e aprendizagem, e as atividades experimentais presentes nos LD.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLivros didáticosen
dc.subject.keywordExperimentos químicosen
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinoen
dc.titleOs experimentos de química nos livros didáticos de ciências : possibilidades e limitaçõesen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-02-23T19:25:44Z-
dc.date.available2015-02-23T19:25:44Z-
dc.date.issued2015-02-23T19:25:44Z-
dc.date.submitted2014-12-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9731-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The textbook is still a resource widely used by teachers despite the presence of conceptual and methodological mistakes. The purpose of this study was to analyze the chemical experiments included in textbooks of Natural Sciences of the ninth year of elementary school, approved in 2014 PNLD (brazilian program to assist teachers in choosing the textbook). In this context, this paper aimed to analyze the viability of the preparation in the classroom of the suggested experiments by textbooks, based on some criteria such as: the suggested materials, the risks presented and the spaces for execution. The results showed that the books have few experiments, but most meets the criteria listed above. It is believed that the results of this research can guide those involved with the proposal to make teaching science more effective creating conditions for which there is a correlation between the most effective teaching methods, favoring the relations of teaching and learning, and experiential activities present in textbooks.-
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons