Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9741
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_LayaneGermanoDeMatosLima.pdf612,47 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A educação ambiental no 5º ano do ensino fundamental : um estudo de caso a partir do projeto Aves do Cerrado - Planaltina- DF
Autor(es): Lima, Layane Germano de Matos
Orientador(es): Tamaio, Irineu
Assunto: Educação ambiental
Ave
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 25-Fev-2015
Referência: LIMA, Layane Germano de Matos. A educação ambiental no 5º ano do ensino fundamental : um estudo de caso a partir do projeto Aves do Cerrado - Planaltina- DF. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Diante dos atuais problemas socioambientais decorrentes das ações humanas, tais como abundância no consumo, degradação ambiental, concentração da riqueza e o crescimento acelerado da população, observa-se a necessidade de trilhar novos caminhos para uma mudança paradigmática, de maneira que esse atual modelo civilizatório pautado pelo consumo humano seja transformado, visando a sustentabilidade das futuras gerações. Neste estudo, a Educação Ambiental (EA) é destacada como um caminho a contribuir para possíveis mudanças. Nesse cenário, acredita-se na escola como uma peça fundamental, capaz de propiciar leituras críticas. O objeto de análise dessa pesquisa foi um projeto desenvolvido com duas turmas do 5º ano do Ensino Fundamental do Centro de Atendimento Integrado da Criança Assis Chateaubriand - CAIC, em Planaltina – DF. O tema Educação Ambiental foi abordado por duas professoras que realizaram o projeto “Aprendendo com a Natureza: Aves do Cerrado”, visando construir com os alunos a importância de uma Educação voltada ao Meio Ambiente. O presente estudo teve por finalidade analisar a contribuição da EA na formação dos alunos do ensino fundamental, analisar o papel do professor como estimulador da construção de conhecimentos ambientais com os alunos e identificar as compreensões de Educação Ambiental que as crianças constroem. Para analisar essa contribuição, foi realizada uma pesquisa qualitativa com trinta alunos que participaram do projeto, e para coletar os dados foi aplicado um questionário com seis perguntas semiestruturadas. Os resultados desta pesquisa mostraram que houve uma contribuição do projeto para a sensibilização dos alunos em relação ao Cerrado e suas aves e a compreensão que tiveram de Educação Ambiental aproxima-se de uma visão mais conservacionista do que crítica, apesar de não produzir de imediato essa visão crítica, despertou o desejo de praticarem atividades de Educação Ambiental, uma conscientização e cuidado para com o Meio Ambiente. Portanto, a pesquisa mostra que a EA praticada com esses educadores pode contribuir para a emergência de novas sensibilidades com o mundo natural, e trouxe uma pequena semente para as almejadas mudanças de paradigma, em busca de uma outra relação ser humano – natureza. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT
Although Socioenviromental’s currently problems arising by humans actions, like consumption’s abundance,enviromental degradation and the fast population growth, looks the requirement to guide new ways for a pragmatic changes, so this civilizational currenty model used by human consumption even changed, looking the futures generations’ sustainability. In this review, the Enviromental Education (EE) is highlighted like a way of possible changes. Believes in school like a fundamental piece, able to get critical readings. The object’s research was a Project developed with two classes 5º year from primary’s education of Centro de Atendimento Integrado da Criança Assis Chateaubrian – CAIC from Planaltina DF. The Theme adressed by two teachers from primary school that developed the Project “Aprendendo com a Natureza: Aves do Cerrado” , looking for build with the students an oriented important education to enviroment. The present review had the compromise analyze the contribution from EE in the students’ shaping from primary’s education, analyze the teacher’s part like building stimulator of enviroment knowledges with the students and identify understandings of enviroment education that the children build. To report this contribution, was performed a qualitative search with thirty students that participated of project , and collect informations was applied a test with semistructured six questions. The results of this search showed that had a contribution of the Project for the awareness of students in case with birds and vegetations of Brazilian interior, however the conception that they had about enviroment education get closer than conservationist vision than critical in spite of doesn’t produce of immediatly this critical vision, brings up a wish to pratice activities of enviroment education and a awareness and the whole care with enviroment. Thats why, the search shows that EE can contribute to the emergency of news sensitivities for the natural world, and brings in the case study, a little seed for the paradigm shifts wishes, in search of another relation of human being – nature.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Ambiental



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons