Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/977
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_AlexandredeCastroMoleta.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do modelo de transformadores em função da frequência
Autor(es): Moleta, Alexandre de Castro
Orientador(es): Oliveira, Marco Aurélio Gonçalves de
Assunto: Transformadores elétricos
Energia elétrica - qualidade
Data de apresentação: Jul-2008
Data de publicação: 1-Jun-2010
Referência: MOLETA, Alexandre de Castro. Avaliação do modelo de transformadores em função da frequência. 2008. 92 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: Em razão da crescente demanda de uma qualidade ótima de energia elétrica, se faz necessário um estudo detalhado a respeito do ciclo de vida dessa energia, começando da geração desta ate seu consumo. Dentro desse tema de qualidade de energia elétrica (QEE), os componentes não lineares da rede tem papel fundamental na influencia de harmônicas e problemas associados a estas. O transformador desempenha um papel fundamental nesse cenário e é um dos principais componentes afetados visto sua ampla utilização na rede. O aprimoramento do modelo atual do transformador, que se baseia primordialmente na frequência de operação nominal da rede (60Hz), e um fato que deve ser levado em conta em vista dos benefícios por este trazidos. A presente monografia consiste basicamente em avaliar a possibilidade de generalização de um modelo eficaz criado por Meister (2006) para um transformador em especial. Também e realizada uma comparação com o modelo convencional utilizado atualmente, de modo a se provar que este modelo não e eficaz quando se trata de redes com harmônicas. Para a confecção deste trabalho, foi necessária a aquisição de dois transformadores de 1 e de 3 kVA e a utilização de uma fonte harmônica localizada em um dos laboratórios do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB. Os ensaios foram realizados de modo a seguir fielmente os métodos propostos por Meister (2006) em sua dissertação. A partir das analises feitas com os dados obtidos, foi possível chegar a algumas conclusões primordiais face a proposta desta monografia. A principal delas e que o modelo polinomial em função somente da frequência não e adequado para outros transformadores de características próximas. No caso, o modelo polinomial em função somente da frequência e extremamente eficaz para o transformador de 5 kVA, no qual foi baseado, no entanto para os transformadores de 1 e 3 kVA da mesma serie, feitos com a mesma tecnologia, esse modelo não e aplicável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.07.TCC.977
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.