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dc.contributor.advisorVicente, Helena da Silva Guerra-
dc.contributor.authorFerreira, Elisabete Luciana Morais-
dc.identifier.citationFERREIRA, Elisabete Luciana Morais. Linguística gerativa e “ensino” de concordância. 2014. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)-Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2014.en
dc.description.abstractEste trabalho objetiva discutir o fenômeno da concordância e fornecer uma proposta para seu “ensino” no contexto da Educação Básica, sob um enfoque gerativo. Outro objetivo deste texto é promover uma reflexão sobre o “ensino” de gramática e a educação linguística, considerando-se a importância de se lidar com a noção chomskyana de “competência”, entendida, aqui, como o conhecimento linguístico prévio do aluno. As conclusões do trabalho apontam para a relevância da prática de eliciação no exercício pedagógico: essa técnica configura uma ferramenta importante de que dispõe o professor da Educação Básica, na medida em que revela o papel significativo da intuição linguística dos alunos acerca desse fenômeno gramatical, concomitante ao desenvolvimento de um raciocínio lógico sobre a língua e do aprendizado de construções do fenômeno que são mais apropriadas à escrita na variedade culta. _________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper intends to discuss the processes involved in the phenomenon of agreement in Portuguese, providing an alternative proposal for "teaching" this topic, under Chomsky's generative theory. Another goal of this paper is to promote a debate on the topic of "teaching" grammar and on linguistic education, considering how important it is to deal with Chomsky's linguistic competence theory. Our results point at the relevance of elicitation in the educational environment: that notion represents an important tool for the teacher of Portuguese, since it reveals the significant role of students' linguistic intuition regarding agreement processes.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - gramáticaen
dc.subject.keywordConcordância verbalen
dc.titleLinguística gerativa e “ensino” de concordânciaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladoen
dc.date.accessioned2015-03-02T14:05:39Z-
dc.date.available2015-03-02T14:05:39Z-
dc.date.issued2015-03-02T14:05:39Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9774-
dc.language.isoPortuguêsen
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