Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9886
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_JohannesBodens.pdf2,98 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Diretrizes para avaliação do impacto ambiental da prática de boulder em Parques Nacionais e Estaduais : o caso do Parque Estadual dos Pirineus (GO)
Autor(es): Bodens, Johannes Peixoto
Orientador(es): Steinke, Valdir Adilson
Assunto: Escalada (Esporte)
Parque Estadual dos Pirineus (GO) – impacto de escalada em rocha
Ecoturismo
Data de apresentação: Dez-2013
Data de publicação: 10-Mar-2015
Referência: BODENS, Johannes Peixoto. Diretrizes para avaliação do impacto ambiental da prática de boulder em Parques Nacionais e Estaduais: o caso do Parque Estadual dos Pirineus (GO). 2013. 78 f., il. Monografia (Bacharelado e Licenciatura em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A escalada em rocha, especificamente a modalidade boulder, vem crescendo nas últimas décadas em todo o país. Tendo em vista que a prática do esporte ocorre predominantemente em Unidades de Conservação de Proteção Integral, o presente trabalho objetivou apontar diretrizes para a avaliação dos impactos ambientais decorrentes dessa modalidade em Parques Nacionais e Estaduais; através do estudo dos impactos no Parque Estadual dos Pirineus, no estado de Goiás. Para análise inicial do nível dos impactos foram traçadas as áreas de escalada com prioridade para futuras ações de manejo e o cálculo do número balizador de visitação das respectivas áreas. Ambos os estudos também consistiram em uma forma de testar duas das etapas propostas no Roteiro Metodológico dos Impactos da Visitação, lançado pelo ICMbio em 2011. O documento visa estabelecer uma base referencial comum e procedimentos orientadores para o manejo das atividades de visitação das Unidades de Conservação. Dessa forma, as etapas 2 e 3 da referida publicação foram adaptadas para a prática da escalada e utilizadas para traçar um perfil inicial do impactos ambientais decorrentes dessa atividade de visitação. Os resultados consistiram na priorização de quatro áreas para o manejo e no número balizador de visitação de todas as áreas destinadas a prática de boulder. A avaliação dos resultados demonstra que os dados produzidos podem contribuir para o programa de uso público do Parque, especificamente para o subprograma que orienta as atividades relacionadas às práticas verticais.
Abstract: Rock climbing, specifically the boulder kind, has been growing for the past decades throughout the country. The practice of this sport mostly happens inside units of enviromental protection. This paper aims to point out guidelines to evaluate the enviromental impacts caused by this rock climbing style inside Parque Estadual dos Pirineus, at the state of Goias. To begin the initial analisis of the impact level, rock climbing areas were drawn foreseeing future actions of management and calculations were done to control the number of visitors in such zones. Both studies consisted in a way of testing two steps propounded in the Roteiro Metodológico dos Impactos da Visitação (Methodological script of the visitation impacts), launched by ICMbio in 2011. The document aims to estabilish a common referential basis and guiding procedures to the management of visiting activities at the protection units. Thus, steps 2 and 3 of the forementioned publication were adapted to the practice of rock climbing and used to draw a initial profile of the enviromental impacts caused by this visiting activity. The results were based in four specific areas to management, as the control of the number of visitors was done in all zones destined to the practice of boulder climbing activities. The evaluation of the results demonstrates that the data produced may contribute to the public use park program, specifically to the the part in which vertical activities are concerned.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons