Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9888
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GabrielAraujoAlves.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os filmes como recurso didático para o ensino de geografia no Ensino Fundamental II
Autor(es): Alves, Gabriel Araújo
Orientador(es): Reis Júnior, Dante Flávio da Costa
Assunto: Geografia - estudo e ensino
Geografia (Ensino fundamental)
Filmes - uso na educação
Prática de ensino - geografia
Práticas pedagógicas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 10-Mar-2015
Referência: ALVES, Gabriel Araújo. Os filmes como recurso didático para o ensino de geografia no Ensino Fundamental II. 2014. 54 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A apresentação dessa pesquisa tem como intuito a exposição da utilização de filmes como um recurso didático e como uma ferramenta útil ao professor servindo como um aliado ao Ensino de Geografia na Educação Básica. Os esforços foram concentrados para demonstrar que as produções fílmicas podem ser instrumentos valiosos para uma prática pedagógica mais dinâmica e atual, visto que além de proporcionarem um debate para a construção do conhecimento geográfico, buscam atender a necessidade da sociedade contemporânea. Esse trabalho contou com as seguintes etapas: uma revisão bibliográfica; aplicação de questionários com professores de Geografia e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental II (6º e 7º Ano); e observação de uma aula em que um filme foi incorporado à prática pedagógica. Notou-se que os professores consideram os filmes como uma ferramenta didática válida em sua prática pedagógica, porém percebeu-se que enfrentam algumas dificuldades para o uso de tal recurso.
Abstract: The presentation of this research is aimed at exposing the use of films as a teaching resource and as useful to the teacher serving as an ally to the Teaching of Geography in Elementary and High School Education tool. The efforts were concentrated to demonstrate that the film productions can be valuable for a more dynamic and current pedagogical practice instruments, as well as providing a discussion for the construction of geographical knowledge, seek to meet the needs of contemporary society. This work has the following steps: a literature review; questionnaires to teachers and students of Geography in some series of Elementary School (6th and 7th Year); and a class observation in which a film was incorporated into the pedagogical practice. It was noted that teachers consider the films a valid teaching tool in the practice, but it was realized that they face difficulties in using this feature.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons