Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9898
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_FredericoAntonioFreitasCoelho.pdf511,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Terceirização ilícita na administração pública sob o prisma do Ministério Público do Trabalho
Autor(es): Coelho, Frederico Antonio Freitas
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Administração pública
Brasil. Ministério Público do Trabalho
Terceirização
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Mar-2015
Referência: COELHO, Frederico Antonio Freitas. Terceirização ilícita na administração pública sob o prisma do Ministério Público do Trabalho. 2014. 58 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2014.
Resumo: O instituto da terceirização é um fenômeno moderno de gestão organizacional no qual as atividades-meio de uma entidade são transferidas a outrem, mediante contrato, visando redução de custos e a melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Diante do novo cenário global e ciente das vantagens de se adotar a terceirização, a Administração Pública Brasileira passou a permitir o procedimento, através da edição de leis que regulamentavam o tema. No entanto, a implantação da terceirização no serviço público tem trazido consequências negativas à administração à medida que é implantada fora dos parâmetros legais e em flagrante desrespeito aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência. Diante da situação, o Ministério Público do Trabalho tem buscado combater tais irregularidades na Administração Pública. Nesse contexto, a pesquisa tem por finalidade observar a percepção dos membros do Ministério Público do Trabalho - MPT - acerca dos elementos que favorecem a terceirização ilícita na Administração Pública Brasileira. Para isso, foi aplicado um questionário aos membros da Coordenadoria Nacional de Combate às Irregularidades Trabalhistas na Administração Pública – CONAP, pertencente ao Ministério Público do Trabalho, destacando os principais aspectos investigativos passíveis de serem considerados pelos membros do MPT. Por fim, foi apresentado o resultado do questionário, evidenciado suas opiniões acerca do tema, demonstrando que a falta de regulação da terceirização no Brasil, aliada falhas/lacunas na legislação correlata e a má formação dos gestores públicos têm trazido consequências negativas para o trabalhador, para o Estado e para a sociedade.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2014.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons