Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9985
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_GabrielAlbuquerqueGuillen.pdf790,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comparação entre o grau de precisão da radiografia panorâmica digital e da tomografia computadorizada de feixe cônico na análise da topografia das raízes de terceiros molares inferiores e do canal mandibular
Autor(es): Guillen, Gabriel Albuquerque
Orientador(es): Oliveira, Laudimar Alves de
Assunto: Tomografia computadorizada
Molares (Odontologia)
Radiografia panorâmica
Dentes - radiografia
Data de apresentação: 25-Fev-2015
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: GUILLEN, Gabriel Albuquerque. Comparação entre o grau de precisão da radiografia panorâmica digital e da tomografia computadorizada de feixe cônico na análise da topografia das raízes de terceiros molares inferiores e do canal mandibular. 2015. [8], 30 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Odontologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Na dentição humana terceiros molares inferiores frequentemente não chegam a irromper e manter função mastigatória, ficando frequentemente retidos no processo alveolar. A remoção cirúrgica desses órgãos é rotineiramente executada em ambulatórios de cirurgia buco-maxilo-facial, e também implica em elevada incidência de complicações e sequelas pós-operatórias. A lesão do nervo alveolar inferior cuja topografia relaciona-se com as raízes dos terceiros molares inferiores, requer na maioria dos casos de uma análise mais criteriosa para seu diagnóstico. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi comparar o grau de precisão da radiografia panorâmica digital com a tomografia computadorizada no estudo da relação existente entre as raízes de terceiros molares inferiores e o canal mandibular. Para tanto, foram selecionados 26 pacientes, com terceiros molares inferiores impactados, cujas raízes mantinham relação de intimidade com o canal alveolar inferior. Foram realizadas radiografias panorâmicas e tomografias computadorizadas de feixe cônico. As amostras foram registradas em planilha Excel e traçadas distribuições percentuais para verificação de possível correlação entre imagens obtidas nas radiografias panorâmicas e na tomografia computadorizada. Os resultados indicaram que escurecimento dos ápices, ápices velados ou bífidos interrupção das linhas do canal mandibular e desvio do canal são sugestivos de relação entre feixe alveolar inferior e a raiz do terceiro molar. Conclui-se que essas características radiográficas são sugestivas de maior grau de intimidade entre as raízes de terceiros molares inferiores e o feixe vásculo-nervoso alveolar inferior.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Odontologia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons