Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9901
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_SilmariaCarvalhoAmorim.pdf587,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da efetividade quanto à atuação do Conselho de Saúde do Distrito Federal sob a perspectiva de seus conselheiros
Autor(es): Amorim, Silmária Carvalho
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Distrito Federal (DF) - saúde pública
Políticas públicas
Data de apresentação: 10-Fev-2015
Data de publicação: 11-Mar-2015
Referência: AMORIM, Silmária Carvalho. Avaliação da efetividade quanto à atuação do Conselho de Saúde do Distrito Federal sob a perspectiva de seus conselheiros. 2015. 56 f. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O presente trabalho buscou apresentar dados empíricos por meio de entrevistas realizadas com alguns conselheiros do Conselho de Saúde do Distrito Federal que possam contribuir para avaliar a efetividade da atuação desse colegiado, como órgão responsável pela formulação e pelo controle da execução das políticas públicas de saúde local. As políticas públicas são instrumentos governamentais que concretizam a reunião de ideias advindas do Estado e da sociedade para atender às necessidades da população, tanto em nível nacional, estadual ou municipal. Com base nos estudos de Dias e Matos, Santana, e Almeida e Tatagiba, descreve-se a abordagem de que os conselhos gestores, previstos na Constituição de 1988, já estão bastante disseminados por todo território brasileiro como instâncias deliberativas, de fiscalização e de controle social, que caracteriza uma gestão democrática. O estudo realizado se baseia em uma pesquisa qualitativa exploratória, por meio da coleta de dados documental e, principalmente, de dados colhidos pelas entrevistas semiestruturadas realizadas com seus representantes. Foram entrevistados oito conselheiros, entre os três segmentos representativos existentes no colegiado, quais sejam: dos gestores, dos trabalhadores e dos usuários. Os principais resultados obtidos apontam que o CSDF é um colegiado que vem ganhando espaço e respeito do governo local no debate nas políticas públicas da área de sua atuação, porém não consegue ainda desempenhar suas atividades de forma totalmente efetiva devido às influências políticas que ainda se sobressaem em relação aos interesses da coletividade. Mesmo assim, acredita-se que o CSDF tem condição de atuar como órgão representante da sociedade local de modo a beneficiar o sistema de saúde do DF.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons