Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/10029
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EriquePereiraNeto.pdf456,04 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Modelo de Cox bivariado através de cópulas
Autor(es): Pereira Neto, Erique
Orientador(es): Polli, Démerson André
Assunto: Modelo de Cox (Estatística)
Cópulas (Estatística)
Análise de sobrevivência
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 24-Mar-2015
Referência: PEREIRA NETO, Erique. Modelo de Cox bivariado através de cópulas. 2014. 50 f., il. Monografia (Bacharelado em Estatística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Neste trabalho é apresentado o modelo de Cox bivariado através da modelagem de cópulas. A vantagem de usar o modelo de Cox é que não precisamos fazer suposições sobre a distribuição dos tempos de falha. Por outro lado, o modelo exige que os riscos sejam proporcionais. Foram usadas cópulas de Gumbel e cópula de Clayton, para modelar a dependência das variáveis respostas. A estimação dos parâmetros do modelo foi realizada estimando as funções de sobrevivência marginais usando o método de Breslow (1972), e calculando a estimativa do coeficiente T de Kendall para dados com censura e a partir da relação do parâmetro de dependência das cópulas com o T de Kendall foi feita a estimação dos mesmos. Foi utilizado o método Jackknife para verificar o viés e erro padrão dos estimadores do parâmetro de dependência dos modelos. O conjunto de dados usado na aplicação dos modelos corresponde às observações de tempo até ocorrência de dois eventos distintos de infecção em pacientes com insuficiência renal.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Estatística, 2014.
Aparece na Coleção:Estatística



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons