Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/11051
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_LuzelenePereiraDosSantosDeLima.pdf2,34 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ludicidade no ensino e aprendizagem de uma criança com deficiência visual
Autor(es): Lima, Luzelene Pereira dos Santos de
Orientador(es): Cader-Nascimento, Fátima Ali Abdalah Abdel
Assunto: Deficiência visual - estudo e ensino - matemática
Braille (Sistema de escrita)
Deficiência visual
Deficientes visuais - processo de ensino-aprendizagem
Aprendizagem
Ludicidade
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 31-Ago-2015
Referência: LIMA, Luzelene Pereira dos Santos de. Ludicidade no ensino e aprendizagem de uma criança com deficiência visual. 2015. 107 f., il. Monografia (Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo foi resgatar por meio da ludicidade a vivência corporal e ampliar o repertório de habilidades motoras, táteis, auditivas e a funcionalidade visual de um estudante com baixa visão na aprendizagem de conceitos matemáticos. Participou um estudante com 10 anos, com deficiência visual decorrente de retinopatia da prematuridade, matriculado no 3º. ano do ensino fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. As sessões de avaliação e intervenção aconteceram na sala de recursos e no pátio da escola. Foram realizadas oito sessões, com duração de aproximadamente 1:30h cada. Durante esse período desenvolveu-se atividades diversificadas envolvendo: psicomotricidade, estimulação visual, compreensão do sistema de numeração decimal, noção da cela braile, leitura e compreensão de texto. Utilizou-se recursos pedagógicos específicos e artesanais. Os registros dos dados foram realizados no diário de campo e por meio de imagens. Os resultados evidenciaram que o estudante se apropriou do processo de registro do sistema braile em cela adaptada, reconhecendo os pontos distribuídos nas duas colunas, bem como passou a utilizar o tato como um recurso de integração dos processos de recepção das informações do meio. Por meio do uso da cela braile adaptada, apropriou-se dos fatos fundamentais da adição e subtração.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, 2015.
Aparece na Coleção:Psicopedagogia Clínica e Institucional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons