Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12115
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_PriscilaCarladeFreitasCostaOliveira.pdf1,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A música no ensino fundamental - anos iniciais
Autor(es): Oliveira, Priscila Carla de Freitas Costa
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Música na educação
Música e crianças
Educação de crianças
Data de apresentação: 2015
Data de publicação: 19-Fev-2016
Referência: OLIVEIRA, Priscila Carla de Freitas Costa. A música no ensino fundamental – anos iniciais. 2015. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.
Resumo: A música vem aproximando educadores e crianças para compartilhar experiências, sensibilidades, estimular reflexões, apontar caminhos e possibilidades para o desenvolvimento de práticas didáticas pedagógicas significativas e humanizadoras. Neste estudo o objetivo geral foi analisar o ensino da música na prática didáticopedagógica no Ensino Fundamental – anos iniciais e suas possibilidades em contribuir com o desenvolvimento afetivo, intelectual e criativo da criança. A pergunta de pesquisa que norteou este trabalho foi assim formulada; Como o ensino da música no contexto do Ensino Fundamental pode contribuir para o desenvolvimento afetivo e intelectual da criança? Os objetivos específicos do presente estudo assim foram definidos: a) Levantar quais as principais concepções de música e seu ensino que fundamentam a prática didático-pedagógica na escola pesquisada; b) Verificar como são discutidas, planejadas as atividades lúdicas com enfoque na linguagem musical na escola pesquisada; c) Analisar as principais contribuições trazidas pela música no desenvolvimento da criança. O universo de minha investigação foi uma escola da Rede Particular de Educação na Cidade de Goiás-GO, em três turmas respectivamente, 1º, 2º e 5º anos. Para responder a pergunta de pesquisa e aos objetivos do presente estudo foi necessário realizar uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, de natureza descritiva para coletar e, analisar posteriormente os dados e informações advindas da recolha feita em campo. Como principais instrumentos e técnicas de apreensão dos dados empíricos utilizei entrevistas semiestruturadas com três professoras atuantes no 1º. 2º e 5º anos e observação nessas mesmas turmas. A fundamentação teórica deste estudo tem como principais estudiosos: Skalski, (2010) Loureiro, (2001); Ongaro (2006), entre outros. Entre os principais resultados podemos apontar alguns dos resultados revelados pelos dados, a partir da escuta das falas das professoras entrevistadas e das observações em suas salas de aula, apontam para uma consciência e valorização da música em suas mais diversas manifestações. De outro lado suas práticas didáticas pedagógicas, na medida de suas possibilidades e da estrutura curricular dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tem se valido de algumas expressões e gêneros musicais em situações educativas. Outro aspecto a ser considerado a partir dos resultados da pesquisa de campo refere-se a uma necessidade maior de discussões, reflexões em relação aos planejamentos de atividades pedagógicas articuladas a linguagem musical no cotidiano do Ensino Fundamental, bem como, por parte da instituição pesquisada propiciar oportunidades e estimular a participação dos professores em cursos, oficinas e demais atividades relacionadas á musica enquanto manifestação cultural, estética e poética no âmbito da educação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons