Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/12666
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_EdivaniRosadeOliveira.pdf547,8 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O desenvolvimento das habilidades de leitura por meio de atividades lúdicas no ensino fundamental
Autor(es): Oliveira, Edivani Rosa de
Orientador(es): Deconto, Neuza Maria
Assunto: Atividades lúdicas
Ensino fundamental
Leitura
Data de apresentação: Dez-2015
Data de publicação: 29-Mar-2016
Referência: OLIVEIRA, Edivani Rosa de. O desenvolvimento das habilidades de leitura por meio de atividades lúdicas no ensino fundamental. 2015. ix, 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cidade de Goiás-GO, 2015.
Resumo: O objetivo geral do presente trabalho monográfico foi o de analisar desenvolvimento de habilidades de leitura por meio de atividades lúdicas, como as brincadeiras e jogos em três turmas do ensino fundamental, sendo uma turma de 1º ano, uma de 2º ano e outra de 3º ano, em uma escola particular da rede municipal de ensino em Goiânia-GO.Como objetivos específicos foram definidos os seguintes: a) Identificar quais as principais documentos que fundamentam e guiam as práticas didáticas pedagógicas relacionadas às atividades lúdicas e as aprendizagens da leitura na escola pesquisada; b) Levantar como são organizadas, planejadas e vivenciadas as atividades lúdicas para as três turmas (1º, 2º e 3º) do ensino fundamental da escola pesquisada) Verificar junto aos professores que atuam nas três turmas pesquisadas como articulam as atividades lúdicas com o desenvolvimento do gosto e das habilidades de leitura nas três turmas pesquisadas. A pesquisa de campo, bem como a análise e discussão dos dados recolhidos, foi de abordagem qualitativa de natureza descritiva. Como principais instrumentos e técnicas de coleta de dados foram utilizados questionários com perguntas abertas aplicados ás três professoras. Para complementar e ampliar as informações empíricas utilizei também, observações nas três turmas( 1º, 2º e 3º anos) em que atuam as professoras participantes do presente estudo.A fundamentação para dar sustentação teórica para o presente estudo foi elaborada a partir de estudiosos tais como: Freyre (1988), Vygotsky (2008), Solé (1998),Almeida, (2000),Martins (1994). Como principais constatações e resultados da pesquisa de campo, destaco o empenho e esforço das professoras envolvidas em buscar desenvolver a aprendizagem da leitura a partir de atividades lúdicas. No entanto, as atividades lúdicas enquanto tal, carecem de maiores reflexões, discussões por parte da escola como um todo. De outro lado o desenvolvimento de práticas pedagógicas que articulem o lúdico com as possibilidades do ensino e aprendizagem da leitura, apesar do esforço das professoras pesquisadas, requer maiores discussões pedagógicas e fundamentações que considerem a complexidade da natureza da aquisição da leitura do texto escrito, que deve vir precedida da leitura de mundo. Para tanto, faz-se necessário também de investimentos por parte da escola no sentido de estimular e oportunizar a formação continuada de seus professores de ensino fundamental.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Faculdade de Educação, 2015. Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons