Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14320
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_ThiagoGuedesdeBritoBerteli.pdf409,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Judicialização da saúde : os riscos da judicialização excessiva da saúde no Brasil
Autor(es): Berteli, Thiago Guedes de Brito
Orientador(es): Gomes, Adalmir de Oliveira
Assunto: Judicialização da saúde
Saúde
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 24-Ago-2016
Referência: BERTELI, Thiago Guedes de Brito. Judicialização da saúde: os riscos da judicialização excessiva da saúde no Brasil. 2016. [29] f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão Pública na saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: O tema deste artigo é a judicialização da saúde no Brasil. O objetivo é analisar os riscos causados pela judicialização excessiva do direito à saúde. Foram analisados três aspectos: impacto aos cofres públicos, comprometimento do atendimento à população, e ofensa ao princípio da equidade. As proposições primárias com as quais se trabalhou é de que a) a judicialização excessiva vislumbrada nos tribunais pátrios impacta negativamente o orçamento público, b) o atendimento aos usuários é comprometido, pois os recursos públicos são direcionados para o atendimento das demandas judiciais, e c) a judicialização fere o princípio da equidade, que rege o Sistema Único de Saúde (SUS), ao determinar a realização de determinado procedimento sem observar a fila existente no processo de regulação das redes de atenção. O método utilizado foi a pesquisa documental com análise de conteúdo. Os resultados mostram que as demandas judicias vêm crescendo nos últimos anos e gera um impacto negativo no orçamento e nas políticas públicas do SUS. Os resultados são discutidos no final do trabalho, e é proposta uma agenda para estudos futuros a respeito do tema.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (especialização)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Especialização em Gestão Pública na Saúde, 2016.
Aparece na Coleção:Gestão Pública em Saúde



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons