Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/14421
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_MaisaSantanaLima_tcc.pdf664,24 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do conteúdo das práticas ambientais evidenciadas nas demonstrações financeiras e não financeiras publicadas pelas empresas de siderurgia listadas na BM&FBOVESPA
Autor(es): Lima, Maísa Santana
Orientador(es): Silva, Rildo e
Assunto: Demonstrações financeiras
Indicadores financeiros
Evidenciação contábil
Contabilidade ambiental
Data de apresentação: 2016
Data de publicação: 30-Ago-2016
Referência: LIMA, Maísa Santana. Análise do conteúdo das práticas ambientais evidenciadas nas demonstrações financeiras e não financeiras publicadas pelas empresas de siderurgia listadas na BM&FBOVESPA. 2016. 44 f., il. Monografia (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.
Resumo: A contabilidade ambiental surge como um instrumento para legitimar as práticas de responsabilidade socioambiental adotadas pelas empresas, na medida em que reconhece, mensura e evidencia as informações referentes à gestão do meio ambiente. Assim, o estudo teve como objetivo geral verificar qual o nível de evidenciação das informações ambientais das empresas do ramo de siderurgia negociadas na BM&FBOVESPA, divulgadas em seus relatórios financeiros e não financeiros, nos anos de 2012 a 2014. Optou-se por focar no setor de siderurgia pelo fato de sua atividade ter um alto potencial de poluição e de uso de recursos naturais. Foi feita uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, em que foi aplicada a técnica análise de conteúdo sobre os itens ambientais evidenciados nos relatórios da administração, nas notas explicativas e em relatórios ambientais voluntários publicados por quatro empresas de siderurgia, nos anos de 2012 a 2014. Por meio da análise, constatou-se que: a) a evidenciação ambiental predomina nos relatórios ambientais voluntários, seguidos das notas explicativas e por fim dos relatórios da administração; b) a maioria dos itens ambientais investigados foi evidenciada de forma descritiva; e c) observou-se um decréscimo no nível de evidenciação ambiental dos relatórios financeiros e não financeiros divulgados por três empresas, das quatro investigadas, entre o período de 2013 a 2014.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2016.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons